Primeiro dia da 51ª ABAV Expo recebe público de 9 mil pessoas. Agentes de viagem são quase metade dos visitantes.
Evento que acontece no Centro Internacional de Convenções Brasil (CICB), até o próximo sábado (28), marca a volta à capital federal, após 22 anos. Ana Carolina Medeiros, Presidente da ABAV Nacional fez a primeira prévia, em coletiva à imprensa nesta 5ª feira (26), ao afirmar que a ABAV Expo se consolida como o maior encontro B2B do setor no País.
Em sua avaliação, trata-se de um espaço exclusivo para profissionais do trade, que no primeiro dia corresponderam a 43% dos visitantes. Esse comparecimento, de acordo com a dirigente, decorre do intensivo trabalho realizado pelas 27 ABAVs regionais. As caravanas, das mais diversas partes do País, chegaram à Brasília sobretudo por via aérea. A conta é que o fluxo de interessados nas novidades em produtos, destinos e novas tecnologias da feira, contribua com a previsão de injetar R$ 30 milhões na economia da cidade.
Veja também as mais lidas do DT
Games aproximam o comprador
A formatação da feira apresentou inovações como a utilização de games para atrair ainda mais a atenção do público para as novidades dos expositores. A dirigente adiantou que só no primeiro dia foram entregues cerca de 1.300 prêmios.
Os compradores internacionais, sendo 30 à convite da Embratur e 30 trazidos de seus países de origem pela ABAV Expo. “Queremos incrementar negócios com o trade nacional, mas também com os buyers internacionais”, acrescenta Medeiros.
A ABAV Talks – área de conteúdo oferecida ao agente – repete a vocação para capacitar o agente e traz temas como governança pública; Lei geral doTurismo, Reforma Tributária e muitos outros temas de interesse do Turismo.
A Jornada 2030 foi o tema mais inovador pelo contexto atual de confirmar o compromisso com o turismo responsável. Bandeira, inclusive, que ABAV incorpora e mantém em sua pauta permanente. “Temos que cuidar dos nossos destinos turísticos”, convocou a dirigente.
Para o subsecretário de Turismo do Distrito Federal, Franklin da Cruz, Brasília sedia o evento de braços abertos e recepciona o Brasil com suas várias culturas, sintetizadas nos destinos presentes. “O turismo é uma atividade econômica transversal. Que a ABAV Expo seja um divisor de águas para fortalecer o setor”, adicionou.
A realização do evento em Brasília teve como um dos principais defensores o presidente da ABAV-DF, Levi Barbosa. Ele concordou que a figura central, seja para fazer networking, se aproximar de fornecedores ou se atualizar, é o agente de viagens. Frisou continuar no aguardo que, itinerante, a feira retorne mais vezes à Brasília.
LEIA TAMBÉM:
Na 51ª Abav Expo, Gol e Air France-KLM celebram uma década de parceria com novos destinos e serviços