“Os hotéis e resorts deveriam enxergar uma oportunidade no segmento de eventos temáticos. Não são muitos que contam com departamentos ou empresas terceirizadas para a realização deste tipo de serviço”.
Marcos Junior T. de Oliveira, repórter freelancer do DIÁRIO
O segmento de eventos temáticos em hotéis e resorts cresceu nos últimos anos. Um nicho que movimenta essa indústria são as festas temáticas, as de fim de ano são cada vez mais produzidas. Um empreendimento que investiu em eventos do gênero foi o Terras Altas Hotel & Convention Center, em Itapecerica da Serra (SP). A empresa contratada pela produção e execução das festas do ano novo foi a Almeida Design.
Veja também as mais lidas do DT
Ocupando 250 mil m2 de área verde, o Terras Altas conta com 20 salas de eventos e por lá foram realizados o Jantar Volta ao Mundo, Jantar Caribenho, Noite do Comandante, Almoço Brasileiro e Noite do Rock. “Faço cada produção com muito carinho. Perceber a alegria dos convidados e hóspedes em cada um dos eventos me anima diariamente a fazer tudo com mais gás. Perceber que tudo deu certo é muito gratificante”, afirmou ao DIÁRIO Paulo César Almeida, diretor da Almeida Design.
Outro empreendimento que oferece a organização de mini-eventos é o Bomtempo Resort, em Petrópolis (RJ). O hotel organiza mini-eventos temáticos em feriados e datas comemorativas, como festivais gastronômicos e música ao vivo. “Buscamos oferecer serviços personalizados e atividades que façam com que queiram permanecer no hotel“, cita Rogério Elmor, proprietário. Ele acredita que essas atividades complementam a estada e fazem com que o hóspede se divirta sem sair do resort.
O Windsor Marapendi, localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, também aposta na ideia e lançará no dia 13 de janeiro, a primeira edição do projeto cultural Bossa Nossa Rio em um Tom a mais, com uma programação de música ao vivo formada pela Banda Conexão Rio. “Queremos promover a cultura na região e atrair o público local e quem sabe se tornar uma referência de boa música e diversão na Barra da Tijuca”, afirma Marco Crea, gerente geral do Marapendi. “Os eventos em hotéis são bastante exigentes, pois lá você tem que encantar o hóspede e ele não vai embora no final do evento, continua buscando novas experiências no hotel”, conclui Paulo César.
Alguns empreendimentos já estão de olho na oportunidade. Ocupando uma área de 720 mil metros quadrados totalmente integrado ao meio ambiente, o Mavsa Resort, em Cesário lange (SP) busca encantar pais e filhos com o check-ins animados, jantares temáticos, shows com cantores cover e ações diferenciadas. Durante o ano inteiro, oferece pacotes com temas diversos. Já o Rio Quente Resorts, interior de Goiás, é outro complexo que usa da tematicidade para encantar hóspedes. Promove, ao longo do ano, um calendário variado de eventos temáticos, diversificando suas opções de lazer. Um deles é destinado para o público da terceira idade, o Noites Douradas. Com programação exclusiva de palestras com temas, bailes temáticos, concursos e diversas ações pelo resort. Em 2017 acontecerá entre 12 e 19 de março.
No final de 2016, o Celebration Resort Olímpia, localizado a 500 metros do parque aquático Thermas dos Laranjais, apostou em um festival totalmente voltado à cultura e gastronomia de Portugal. O Festival Português foi mais um dos eventos temáticos realizados pelo resort, que durante o ano passado promoveu finais de semana semelhantes destacando a gastronomia árabe, espanhola, italiana e japonesa.
“Os hotéis e resorts deveriam enxergar uma oportunidade no segmento de eventos temáticos. Não são muitos que contam com departamentos ou empresas terceirizadas para a realização deste tipo de serviço. Contar com equipe própria e bons fornecedores será sempre um diferencial no mercado de eventos temáticos”, finaliza Paulo César ao DIÁRIO. O empresário presta consultoria para o Terras Altas Hotel e Hotel Solar das Primaveras em Cabreúva (SP).