Redação DT com agências
A formação da mão de obra do turismo no Pará está ganhando bastante incentivo. No último dia 14 de janeiro aconteceu em Igarapé-Açú a cerimônia de entrega de certificados a 140 concluintes dos cursos de “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” e de “Garçom e Garçonete”, capacitações realizadas pelo Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), elaborado, coordenado e executado da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).
A ação é resultado de uma parceria da Setur envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Instituto Pará Cidadão (Ipac). Outros parceiros atuam em conjunto com o PEQTur oferecendo corpo técnico qualificado para áreas diversas, como: SENAC, SEBRAE, SESI entre outros. Desde 2011 até janeiro de 2016, o programa já qualificou 12.926 trabalhadores ligados direta ou indiretamente ao setor turístico contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva da atividade e na formação da rede de prestação de serviços tão essencial ao consumidor final.
Veja também as mais lidas do DT
O programa tem como premissa o desenvolvimento de ações de qualificação profissional capazes de possibilitar melhorias no setor turismo do Estado em sintonia com o mercado de trabalho local. “O Governo do Estado do Pará compreende que o turismo é uma das prioridades de investimento, visando fortalecimento da economia, a partir da geração de emprego, renda e qualidade de vida. O PEQTur é uma das ferramentas de investimento no fortalecimento dessa economia”, afirma Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo.
MJT