Warning: Undefined array key "color-1-overlay" in /home/diariodoturismoc/public_html/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2677

Warning: Undefined array key "color-2-overlay" in /home/diariodoturismoc/public_html/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2677

Promessa Atrasada: “People Mover” de Guarulhos enfrenta novos impasses e multa da Anac

Continua depois da publicidade

A matéria da Folha de São Paulo, assinada pelo jornalista Fábio Pescarini, informa que a GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, deverá ser multada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) devido ao atraso na entrega do “people mover”. O sistema aeromóvel, planejado para conectar a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais do aeroporto, já teve prazos revisados diversas vezes desde sua promessa inicial para o primeiro trimestre de 2023.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com informações da FOLHA

O prazo atual, que previa a entrega até 18 de fevereiro de 2024, também parece comprometido. A concessionária não respondeu às solicitações da Folha sobre o atraso. Já a Aerom Sistemas de Transporte, encarregada do projeto, afirma que o sistema está pronto para iniciar a pré-operação em janeiro, mas ainda enfrenta pendências de certificação.

Veja também as mais lidas do DT

A Anac abriu um processo administrativo para investigar os atrasos, que podem resultar em multa. Entre os fatores mencionados estão desafios tecnológicos, construtivos e de organização interna do consórcio responsável.

O Projeto do Aeromóvel

Com uma extensão de 2,7 km e capacidade para transportar 2.000 passageiros por hora em cada direção, o aeromóvel promete agilidade e conectividade. Cada trem, equipado com tecnologia moderna como wi-fi, circula a até 57 km/h e pode transportar até 200 pessoas por viagem.

Atualmente, o acesso ferroviário ao aeroporto é feito pela linha 13-Jade da CPTM, mas o trajeto final depende de ônibus gratuitos devido à distância de 2,5 km até os terminais. A construção de estações nos terminais busca resolver essa desconexão histórica, criticada publicamente por políticos como o ex-governador João Doria.

O custo total do projeto é estimado em R$ 301 milhões, financiado pela outorga da GRU Airport. A obra, iniciada em 2022, inclui a instalação de vigas de até 136 toneladas e 30 metros de comprimento.

Repercussões e Expectativas

Com a Anac fiscalizando de perto e a pressão do público aumentando, o “people mover” é visto como essencial para melhorar a experiência dos usuários no maior aeroporto do Brasil. No entanto, a falta de clareza sobre a data de operação reforça a frustração de passageiros e demais usuários.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade