Qual passaporte mais poderoso para viajar em 2023? – Confira Aqui!

Continua depois da publicidade

Atravessar fronteiras é mais ou menos fácil, dependendo da sua nacionalidade e do passaporte. E para descobrir quais passaportes permitem viajar mais livremente (sem visto, visto na chegada ou e-visa), a consultoria de cidadania Henley & Partners se baseia em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que reúne 250 companhias aéreas em todo o mundo.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com informações do Le Figaro


O estudo, atualizado em julho de 2023, inclui 199 passaportes e 227 destinos de viagem. Por outro lado, o Henley Passport Index não leva em conta as restrições temporárias de circulação implementadas durante a pandemia de Covid-19 e até o momento suspensas quase totalmente.

Veja também as mais lidas do DT

Esta é a primeira vez em cinco anos que o passaporte japonês, geralmente no topo do ranking, foi destronado por Singapura. Cidadãos da cidade-estado podem viajar para 192 países sem visto. Alemanha, Itália e Espanha sobem para o segundo lugar, com 190 países isentos de visto. O Japão está em terceiro lugar no pódio com Áustria, Finlândia, Luxemburgo, Coreia do Sul, Suíça… e França. Os cidadãos podem viajar para 189 países sem visto. O Brasil está quase no meio da lista, na 88ª posição.

Entre os 199 países avaliados, os da Europa estão representados no topo da lista. O passaporte francês, colocado em 6º lugar no último ranking, em janeiro, sobe para o 3º lugar. Seguem-se a Dinamarca, a Irlanda, os Países Baixos e o Reino Unido (188 países). Na 5ª posição estão Bélgica, República Tcheca, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal e Suíça (187 países). Os Estados Unidos ocupam a 8ª posição (184 países). “O Reino Unido parece ter tomado um novo rumo, depois de um declínio de seis anos, ao subir duas posições no ranking (…)”, analisa a empresa Henley & Partners. “Os Estados Unidos, por outro lado, continuam seu declínio (…) há uma década, caindo mais dois lugares.”

Em janeiro, a Mongólia flexibilizou os requisitos de entrada para viajantes de 34 países estrangeiros, incluindo França e territórios europeus. Os cidadãos desses estados estão isentos da exigência de visto para qualquer estadia turística inferior a 30 dias até o final de 2025.

 

Top 10 passaportes mais poderosos do mundo em 2023, de acordo com o Henley Passport Index

ClassificarPaísDestinos sem visto
1.Cingapura192
2.Alemanha, Itália, Espanha190
3.Áustria, Finlândia, França, Japão, Luxemburgo, Coreia do Sul, Suécia189
4.Dinamarca, Irlanda, Países Baixos, Reino Unido188
5.Bélgica, República Checa, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Suíça187
6.Austrália, Hungria, Polônia186
7.Canadá, Grécia185
8.Lituânia, Estados Unidos184
9.Letónia, Eslováquia, Eslovénia183
10.Estónia, Islândia182

 

Na parte inferior do ranking estão Afeganistão, Iraque e Síria. Os cidadãos desses países podem viajar para 27, 29 e 30 países, respectivamente, sem visto.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade