Ramada by Wyndham fidelização e planos para expandir estrutura

Continua depois da publicidade

Localizado em área nobre da capital federal, o Ramada Brasília Alvorada compõe com o Tryp, ambos da bandeira Wyndham, do mesmo grupo empreendedor, dobradinha no conceito moderno da categoria midscale, com plus em atendimento e serviços

Por Cecília Fazzini

Uma estrutura preparada para comportar 264 apartamentos, hoje operando 229 somada a capacidade dos dois hotéis com plantas idênticas, mas com perfil distinto de hóspede. O Ramada é um hotel que atende 50% de público corporativo interessado em negócios com governo, uma característica da própria Brasília, enquanto o Tryp tem uma vocação para atender o hóspede mais jovem e despojado. Segundo de Almeida, gerente geral do Ramada, observa que o segmento de lazer e entretenimento não é representativo no mercado local, contudo há alguma relevância do turismo cívico.

Veja também as mais lidas do DT

Fachada do hotel Ramada by Wyndham, em Brasília (Foto: Divulgação)
Fachada do hotel Ramada by Wyndham, em Brasília (Foto: Divulgação)

Com dois anos em funcionamento, o Ramada tem, ressalta o gerente geral, quebrado paradigmas no sentido de atender melhor o hóspede, o que resulta  na ocupação média diferenciada, acima inclusive da registrada no mercado hoteleiro da capital do País. A marca de 68% a 74%, registrada no hotel, supera os indicadores oficiais do mercado local, aferidos entre 60% e 65%. Em setembro último, a ocupação no Ramada alcançou 72%, enquanto o Tryp bateu os 80%.

Fachada do hotel Ramada by Wyndham, em Brasília (Foto: Divulgação)
Ramada by Wyndham, em Brasília, tem estrutura para comportar 264 apartamentos (Foto: Divulgação)

Tom da mudança

A fidelidade do hóspede é trunfo da gestão, fruto de um conjunto de ações que passa pelo atendimento personalizado e serviço diferenciado do hotel, salienta  Daniel Oliveira, gerente de operações. “A primeira proposta feita para um hóspede no Ramada foi convertida em venda”. Também o cômputo de cada hospedagem em pontos contribui para essa reincidência nas reservas, comum aos dois hotéis.

Se o panorama hoteleiro de Brasília é formado por maioria absoluta de hotéis independentes, apesar de outras redes que já terem desembarcado na cidade, Almeida observa o tom da mudança. “Ao apresentar a este mercado uma bandeira consolidada como a Wyndham, se alterou em particular o olhar do hóspede combinada à visão interna, mais empenhada em corresponder ao que o cliente aprecia e busca, uma “gestão mais empática”, sentencia.

Quarto do hotel Ramada by Wyndham
Piscina do Ramada by Wyndham vista do alto (Foto: Divulgação)

Diferencial nas acomodações

Embora a vocação do Ramada seja a de bem receber o cliente corporativo, esse mesmo zelo é destinado a outros hóspedes. Almeida relaciona famílias que vêm à Brasília visitar parentes, por exemplo, contam com acomodações que contemplam esse perfil. “Temos apartamentos conjugados que se diferenciam da oferta de outros hotéis de Brasília”. A depender da necessidade, essas acomodações são oferecidas a casais com filhos ou grupo de amigos num pacote específico. Mas esses quartos podem se transformar em dois apartamentos singles, apenas fechando a comunicação entre eles, que permitem a flexibilidade e passam a contar com duas entradas independentes.

Hotel Tryp
Hotel Tryp em Brasília

Novos ares da hospitalidade

Mas se há sinais novos, o que mudou conceitualmente no setor que o Ramada e o Tryp – empreendimentos da operadora Hotelaria Brasil – passam a imprimir no segmento? O gerente geral é enfático, considera que a despeito de manter o trivial que as boas práticas da hospitalidade recomendam, a atividade hoteleira, de acordo com o executivo, se profissionalizou. E há ainda o aspecto do surgimento de um consumidor muito melhor informado, com o advento das redes sociais. Em contrapartida, o nível de exigência e das avaliações se dissipou com o mesmo grau de agilidade, refletindo na expectativa e opinião do hóspede.

Sala de convenções no hotel Ramada by Wyndham
Sala de convenções no hotel Ramada by Wyndham (Foto: Divulgação)

E, ainda no entender do gerente geral, a tecnologia também aparelhou os hotéis a prestarem melhores serviços e a obterem maior êxito na administração. Exemplo da contribuição que esses recursos oferecem é na força-tarefa na baixa temporada, sobretudo quando o recesso parlamentar esvazia a capital da República. A saída, sentencia Almeida, nesses períodos e aos finais de semana o recurso é olhar com atenção para as promoções e os preços praticados nas diárias. “As boas alianças mantidas com os demandantes de reservas também são um reforço na missão de manter os hotéis com ocupação satisfatória”, frisa.

Restaurante do Tryp by Wyndham (Foto: Divulgação)
Restaurante do Tryp by Wyndham (Foto: Divulgação)

Reservas em alta

E os eventos que acontecem na cidade fora de dias úteis, sejam musicais ou de outra natureza, somam-se à perspectiva de manter em alta as reservas. Acrescido de um movimento típico do brasiliense, conforme observação de Almeida, que é adepto de passar um final de semana hospedado. “O morador local percebeu que a sensação de fazer o check-in é similar ao de uma viagem”, contextualiza Almeida. Numa aferição mais precisa, o gerente calcula que entre 50% a 60% desses hóspedes são habitantes da cidade sobretudo famílias e casais.

hotel Ramada by Wyndham
Piscina do hotel Ramada by Wyndham (Foto: Divulgação)

Expansão em curso

Um centro de de eventos deverá se somar ao  espaço já existente – que comporta 120 pessoas – a ser erguido em área de 1.200 metros quadrados, acoplada à edificação.  Além de toda a tecnologia  que já serve a construção do hotel, a ideia é modernizar ainda mais. ” Meu sonho de consumo é um dia nossos empreendimentos  estrelarem no programa da TV por assinatura ” Hotéis Incríveis”, almeja o gerente geral do Ramada e Tryp.

Mas a boa nova é que, em janeiro próximo, o portfólio da bandeira Wyndham na capital do País deve ganhar um novo endereço. “Estamos em expansão, porém com os pés no chão”, reitera o executivo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade