Ramón Girón, diretor do Iberostar Praia do Forte: “eventos respondem por 35% da receita”

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por Paulo Atzingen, da Praia do Forte (BA)

Este espanhol da região da Galícia adotou o Brasil como sua pátria. Há seis anos na país, três dirigindo o IberoStar Bahia e há três à frente do Iberostar Praia do Forte, Ramón Girón já toca música popular brasileira ao violão, tem amigos baianos fora do facebook e mais esperança em nosso país do que muitos brasileiros: “Com todos os problemas políticos e econômicos do Brasil, este país ainda vai ser uma potência imbatível. Com tudo o que ocorre e já ocorreu, a economia do país ainda é forte“, arrisca o hoteleiro em entrevista exclusiva ao jornalista Paulo Atzingen, editor do DIÁRIO. Acompanhe abaixo, entrevista:

DIÁRIO:Todo empreendimento hoteleiro precisa estar tinindo para atender hóspedes exigentes. Como é o processo de manutenção do Iberostar Praia do Forte?

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RAMÓN GIRÓN – Nós fazemos questão, mesmo, de planejar ano a ano para uma melhoria constante do nosso produto, nosso atendimento e dos nossos serviços. Para isso o Iberostar investe muito tanto na infraestutura como no treinamento de funcionários. Fazemos questão de sempre apresentar novidades. Aqui na Praia do Forte, o Iberostar tem um índice de clientes habitués muito elevado. Isso faz com que nos renovemos sempre para que o cliente se surpreenda cada vez que retornar.

DIÁRIO: Dê exemplos dessa renovação…

RAMÓN GIRÓN – São muitas. Um dos mais marcantes foram os investimentos no parque aquático. Foi uma iniciativa com um impacto muito positivo já que é destinado às famílias com crianças… Temos investimentos estratégicos, no ano passado decidimos criar wi-fi livre em todas as partes dos hotéis, sem custo. Conseguimos uma infraestutura para trazer esse serviço até a Praia do Forte.Todo o resort tem wi-fi, sem falar na capacitação contínua de mão de obra.

Como hoteleiro, há mais de 30 anos, sabemos que a diferença está nas pessoas

DIÁRIO: Quantas pessoas trabalham nos resorts?

RAMÓN GIRÓN – Hoje, nos dois resorts, são 1600 funcionários. Esse número foi incrementado ano a ano a partir de uma necessidade de aprimorar o atendimento. Está muito claro que o atendimento está linkado diretamente com mão-de-obra, treinada e cada vez mais capacitada. A gente sabe disso. Como hoteleiro, há mais de 30 anos, sabemos que a diferença está nas pessoas.

Outra coisa importante é que a gente trabalha muito com pessoas da região. Desde que o Iberostar chegou aqui na Bahia ficou estabelecido que deveríamos trabalhar com no mínimo 60% de mão de obra local. Porque, temos um conceito de que onde o Iberostar chega, as pessoas também passem a crescer com ele e tenham melhores chances de crescerem profissionalmente, com mais acesso à educação, à saúde…

Recuperamos muito e temos que ressaltar o trabalho muito bom de nossa equipe comercial que cuida dos grupos

DIÁRIO: Como a ocupação do seu resort se comporta com essa crise econômica?
RAMÓN GIRÓN – Os eventos se tornaram uma área muito importante na Praia do Forte. Chegamos a um patamar de 35% na receita. Infelizmente no ano passado, por conta da crise, tivemos uma queda na receita oriunda desse setor; essa queda, porém, foi compensada com o segmento de lazer. Hoje temos um fato muito claro: o cliente de lazer, que antigamente viajava para fora, por conta da câmbio, passou a viajar internamente. Os clientes não param de viajar. Em resumo, o lazer se mantém bem e neste primeiro trimestre de 2016 tivemos uma recuperação muito grande no setor de eventos. Recuperamos muito e temos que ressaltar o trabalho muito bom de nossa equipe comercial que cuida dos grupos.

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