Rio Quente Resorts alcança sustentabilidade com produção própria de alimentos

Continua depois da publicidade

Por Paulo Atzingen – (de Rio Quente – GO)

Falar em destino em si mesmo é quase redundante quando se visita o Rio Quente Resorts, no coração do Estado de Goiás. O complexo, com oito hotéis, oito piscinas termais e que recebe por ano uma média de 1.5 milhão de pessoas em seus 1.3 mil apartamentos tem motivos de sobra para usar e vender esse conceito de lugar que se justifica por si só: além de manter os hóspedes ocupados em dezenas de atividades lúdicas, esportivas e sociais o resort  montou o Centro de Produção e Distribuição de Alimentos (CPDA) que, como o  nome mesmo diz, abastece os resorts do cerrado garantindo alimento de qualidade e com procedência muito bem definida.

“Chegamos ao segundo ano com algumas vitórias (o centro foi inaugurado em 2013), pois hoje já conseguimos oferecer 90% de tudo o que se consome nos resorts, com quase toda a produção saída daqui”, afirmou ao DIÁRIO a gerente de experiência em alimentos e bebidas Bianca Martins.

Veja também as mais lidas do DT

Ocupando uma área de cinco mil metros quadrados, o CPDA divide-se em departamentos de pré-preparo, cozinha, panificação, embalagens e expedição, emprega 80 pessoas e tem capacidade para oferecer até 15 mil refeições por dia.

“Em períodos mais tranquilos, oferecemos suporte para até 3 mil refeições por dia. Em feriados e datas especiais e em alta estação esse número chega a 7 mil”, quantifica Bianca.

Bianca Martins: gerente de alimentos e bebidas do CPDA no Rio Quente Resorts (Foto: DT)
Bianca Martins: gerente de alimentos e bebidas do CPDA no Rio Quente Resorts (Foto: DT)

Expansão

“Esta é a maior estrutura de cozinha central que  a América Latina possui em um resort. É uma estrutura bastante inovadora pois garante segurança alimentar, controle de produção, bem como aumento de produtividade. Estamos com projetos de expansão para iniciar o fornecimento à comunidade (Rio Quente e Caldas Novas) da produção excedente”, afirma Ana Luiza Masagão, diretora de experiência, marketing e vendas do grupo hoteleiro. Acrescenta Ana que os estudos de mercado e todos os procedimentos para regular essa expansão do centro já estão bem adiantados.

A nutricionista Bianca informa que 80% dos equipamentos utilizados em sua cozinha industrial são importados, o que garante precisão na entrega, que precisa ser em escala, sem, evidentemente, perder a qualidade.

O CPDA divide-se em departamentos de pré-preparo, cozinha, panificação, embalagens e expedição (Foto: DT)
O CPDA divide-se em departamentos de pré-preparo, cozinha, panificação, embalagens e expedição (Foto: DT)

“Os hotéis do complexo recebem produtos com mais qualidade no sabor e nas condições de conservação. Temos equipamentos de resfriamento e duas técnicas de conservação, o sous vide e o cook and chill. Essas técnicas de conservação de alimento pré-cozidos garantem mais sabor aos alimentos, e produção padronizada, além de uma economia de energia, pois trabalhamos em escala”, afirma a técnica.

Ainda, segundo ela, pelo método de sous-vide, os alimentos são cozidos em sacolas plásticas, seladas a vácuo em baixas temperaturas, por um tempo maior do que o tradicional. “Esse processo realça o sabor e mantém a textura dos alimentos. Já o cook and chill é a técnica de aumentar a validade dos alimentos. Mantém a qualidade dos ingredientes e economiza tempo no preparo”, explica a nutricionista”, explica.

O complexo do Rio Quente possui hoje nove restaurantes, pizzarias, bares e cafés, todos atendidos pelo CPDA. “O transporte dos alimentos são feitos por nossos veículos refrigerados e acondicionados da forma mais funcional possível para a otimização da operação. Todos os produtos saem embalados do centro de alimentos e com código de barra para controle tanto qualitativo como quantitativo.

O CPDA é a maior estrutura de cozinha central que  a América Latina possui em um resort: segurança alimentar, controle de produção, bem como aumento de produtividade (Foto: DT)
O CPDA é a maior estrutura de cozinha central que a América Latina possui em um resort: segurança alimentar, controle de produção, bem como aumento de produtividade (Foto: DT)

Sobre o Rio Quente Resorts

O Rio Quente Resorts é o melhor destination resort para a descoberta da natureza exuberante do Brasil. Serviços excelentes, acolhedores e 24 horas de lazer e entretenimento encantam toda a família. Oferece o maior complexo de piscinas com águas quentes correntes naturais do mundo: o Parque das Fontes. Suas 18 nascentes têm vazão de 6,5 milhões de litros de água por hora a uma temperatura de 37,5º. Em uma região com clima de sol o ano todo, o hóspede tem à disposição academia, spa, campos de futebol, restaurantes, bares, shows noturnos e extensa programação de lazer. O Rio Quente Resorts conta com oito hotéis, incluindo o mais novo lançamento – o Rio Quente Cristal Resort, o primeiro de categoria premium do complexo. Todo hóspede tem ingresso cortesia para o Hot Park – ao lado do resort, é o melhor e maior parque aquático da América do Sul e inclui as mega atrações Xpirado e a Praia do Cerrado. Foi escolhido por dez vezes consecutivas o Melhor Resort de Campo, Termas, Interior ou Selva pelos leitores da revista Viagem e Turismo e, em 2011, eleito o Top Of Mind Resort de Campo – o mais lembrado na categoria.

www.rioquenteresorts.com.br

  • O jornalista Paulo Atzingen viajou a convite do Rio Quente Resort
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade