InícioEconomia do turismoRio Quente Resorts alcança sustentabilidade com produção própria de...

Rio Quente Resorts alcança sustentabilidade com produção própria de alimentos

Por Paulo Atzingen – (de Rio Quente – GO)

Falar em destino em si mesmo é quase redundante quando se visita o Rio Quente Resorts, no coração do Estado de Goiás. O complexo, com oito hotéis, oito piscinas termais e que recebe por ano uma média de 1.5 milhão de pessoas em seus 1.3 mil apartamentos tem motivos de sobra para usar e vender esse conceito de lugar que se justifica por si só: além de manter os hóspedes ocupados em dezenas de atividades lúdicas, esportivas e sociais o resort  montou o Centro de Produção e Distribuição de Alimentos (CPDA) que, como o  nome mesmo diz, abastece os resorts do cerrado garantindo alimento de qualidade e com procedência muito bem definida.

“Chegamos ao segundo ano com algumas vitórias (o centro foi inaugurado em 2013), pois hoje já conseguimos oferecer 90% de tudo o que se consome nos resorts, com quase toda a produção saída daqui”, afirmou ao DIÁRIO a gerente de experiência em alimentos e bebidas Bianca Martins.

Ocupando uma área de cinco mil metros quadrados, o CPDA divide-se em departamentos de pré-preparo, cozinha, panificação, embalagens e expedição, emprega 80 pessoas e tem capacidade para oferecer até 15 mil refeições por dia.

“Em períodos mais tranquilos, oferecemos suporte para até 3 mil refeições por dia. Em feriados e datas especiais e em alta estação esse número chega a 7 mil”, quantifica Bianca.

Bianca Martins: gerente de alimentos e bebidas do CPDA no Rio Quente Resorts (Foto: DT)
Bianca Martins: gerente de alimentos e bebidas do CPDA no Rio Quente Resorts (Foto: DT)

Expansão

“Esta é a maior estrutura de cozinha central que  a América Latina possui em um resort. É uma estrutura bastante inovadora pois garante segurança alimentar, controle de produção, bem como aumento de produtividade. Estamos com projetos de expansão para iniciar o fornecimento à comunidade (Rio Quente e Caldas Novas) da produção excedente”, afirma Ana Luiza Masagão, diretora de experiência, marketing e vendas do grupo hoteleiro. Acrescenta Ana que os estudos de mercado e todos os procedimentos para regular essa expansão do centro já estão bem adiantados.

A nutricionista Bianca informa que 80% dos equipamentos utilizados em sua cozinha industrial são importados, o que garante precisão na entrega, que precisa ser em escala, sem, evidentemente, perder a qualidade.

O CPDA divide-se em departamentos de pré-preparo, cozinha, panificação, embalagens e expedição (Foto: DT)
O CPDA divide-se em departamentos de pré-preparo, cozinha, panificação, embalagens e expedição (Foto: DT)

“Os hotéis do complexo recebem produtos com mais qualidade no sabor e nas condições de conservação. Temos equipamentos de resfriamento e duas técnicas de conservação, o sous vide e o cook and chill. Essas técnicas de conservação de alimento pré-cozidos garantem mais sabor aos alimentos, e produção padronizada, além de uma economia de energia, pois trabalhamos em escala”, afirma a técnica.

Ainda, segundo ela, pelo método de sous-vide, os alimentos são cozidos em sacolas plásticas, seladas a vácuo em baixas temperaturas, por um tempo maior do que o tradicional. “Esse processo realça o sabor e mantém a textura dos alimentos. Já o cook and chill é a técnica de aumentar a validade dos alimentos. Mantém a qualidade dos ingredientes e economiza tempo no preparo”, explica a nutricionista”, explica.

O complexo do Rio Quente possui hoje nove restaurantes, pizzarias, bares e cafés, todos atendidos pelo CPDA. “O transporte dos alimentos são feitos por nossos veículos refrigerados e acondicionados da forma mais funcional possível para a otimização da operação. Todos os produtos saem embalados do centro de alimentos e com código de barra para controle tanto qualitativo como quantitativo.

O CPDA é a maior estrutura de cozinha central que  a América Latina possui em um resort: segurança alimentar, controle de produção, bem como aumento de produtividade (Foto: DT)
O CPDA é a maior estrutura de cozinha central que a América Latina possui em um resort: segurança alimentar, controle de produção, bem como aumento de produtividade (Foto: DT)

Sobre o Rio Quente Resorts

O Rio Quente Resorts é o melhor destination resort para a descoberta da natureza exuberante do Brasil. Serviços excelentes, acolhedores e 24 horas de lazer e entretenimento encantam toda a família. Oferece o maior complexo de piscinas com águas quentes correntes naturais do mundo: o Parque das Fontes. Suas 18 nascentes têm vazão de 6,5 milhões de litros de água por hora a uma temperatura de 37,5º. Em uma região com clima de sol o ano todo, o hóspede tem à disposição academia, spa, campos de futebol, restaurantes, bares, shows noturnos e extensa programação de lazer. O Rio Quente Resorts conta com oito hotéis, incluindo o mais novo lançamento – o Rio Quente Cristal Resort, o primeiro de categoria premium do complexo. Todo hóspede tem ingresso cortesia para o Hot Park – ao lado do resort, é o melhor e maior parque aquático da América do Sul e inclui as mega atrações Xpirado e a Praia do Cerrado. Foi escolhido por dez vezes consecutivas o Melhor Resort de Campo, Termas, Interior ou Selva pelos leitores da revista Viagem e Turismo e, em 2011, eleito o Top Of Mind Resort de Campo – o mais lembrado na categoria.

www.rioquenteresorts.com.br

  • O jornalista Paulo Atzingen viajou a convite do Rio Quente Resort

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque