Para secretário de Turismo de SP, possíveis impactos das medidas do republicano nas empresas paulistas ainda preocupam
*Por Bruno Almeida – colaborador do DIÁRIO
Durante o Salão do Turismo 2025, o Secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, destacou o protagonismo do estado de São Paulo como sede do evento. Na ocasião, Lucena ponderou que o “tarifaço” promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não causou impactos significativos nas empresas de turismo paulista, ainda que o estado de alerta continue.

Tarifaço
Depois de discursos realizados na abertura do Salão ligados à importância da promoção de diálogo e sinergia entre governos e empresas, a questão do “tarifaço” de Trump voltou a ser citada.
“Evidentemente há preocupações”, começou Lucena. “Mas até esse momento nós não verificamos um impacto negativo em relação ao desenvolvimento da economia do turismo. Mas estamos atentos, estamos acompanhando e acreditando muito na liderança do governador Tarcísio de Freitas e nos diálogos. Agora é hora de conversar, hora de dialogar e de nós contornarmos as dificuldades”, pontuou.

Para o secretário, é significativo para o turismo paulista receber um evento como o Salão. “São Paulo é o maior polo emissor de turistas para o Brasil, é também o maior polo receptor de turistas do Brasil. É muito fácil chegar em São Paulo, e chegando em São Paulo é muito fácil chegar a qualquer região do Estado, porque nós temos, além de conectividade, nós temos uma extraordinária infraestrutura”, afirmou.

“São Paulo, que tem sido um carro-chefe, um indutor em relação aos números do turismo deste ano, sente-se honrado, feliz em ser a sede nesses dias desse grande encontro”, concluiu Lucena.
A 9ª edição do Salão do Turismo acontece na capital paulista até o próximo sábado (23). Autoridades, representantes de empresas do setor e expositores estão presentes no Distrito Anhembi, Zona Norte de São Paulo, para o evento.

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