O Vale do Itajaí é conhecido pela produção artesanal de cerveja e atrai muita gente durante o ano inteiro para conhecer de perto a produção de diversas marcas. Outubro é sinônimo de diversão e cultura em Santa Catarina. Festas de todo tipo estão espalhadas pelo estado que recebe visitantes de várias partes do Brasil e do exterior para conhecer eventos como a Oktoberfest, em Blumenau, que resgata as tradições germânicas com música, dança, culinária e chope. Não faltam atrações na chamada Rota das Cervejarias Artesanais, que inclui cidades como Blumenau, Pomerode e Gaspar. Alguns lugares que podem ser visitados:
Schornstein: Localizada em Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil, a artesanal foi fundada em 2006. O Kneipe Schornstein, ou bar da fábrica, oferece os diversos chopes da marca e um cardápio com o melhor da culinária alemã. É possível visitar a fábrica e conhecer todo o processo de fabricação do produto muitas vezes já premiado.
Das Bier: A primeira artesanal da cidade de Gaspar abriu as portas em 2006. No Bairro Belchior, além do restaurante, a cervejaria oferece uma área especial para a diversão de toda a família, o “Schmitt Pesca e Lazer”. São 504 mil metros quadrados, 16 lagoas, sendo duas para a pesca. Os visitantes também podem conhecer a fábrica e saber os detalhes da produção da cerveja artesanal.
Veja também as mais lidas do DT
Escola Superior de Cerveja e Malte: Inaugurada em 2014 em Blumenau, é a primeira desse setor na América Latina. Durante a Oktoberfest, oferece cursos de produção e degustação de cerveja. Mas pode ser visitada durante todo o ano.
MVB