Com ministros, governadores e secretários, a abertura da 9ª edição do evento ocorreu na manhã desta quinta (21)
A 9ª edição do Salão Nacional do Turismo teve início nesta quinta-feira (21), em São Paulo (SP), com a presença de autoridades ligadas ao setor, o lançamento de um plano de marketing internacional para projetar o Brasil para visitantes estrangeiros e discussões sobre impactos climáticos causados por viagens.
*Por Bruno Almeida – colaborador do DIÁRIO
Promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, o evento tem como tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo” e é considerado uma grande vitrine para o setor no Brasil.

Estiveram presentes no primeiro dia do Salão, no Distrito Anhembi, na capital paulista, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; os ministros do Turismo, Celso Sabino; da Fazenda, Fernando Haddad; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; além de governadores, prefeitos e secretários de Turismo.
Responsável pela fala de abertura do evento, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, destacou o sentimento de “honra” em receber o evento em São Paulo e ressaltou os recordes batidos pelo setor nos últimos meses, em âmbito nacional. Para ele, os bons números são fruto da sinergia entre a iniciativa privada e o poder público.

Por isso, Lucena considera o Salão uma “oportunidade de viajar pelo Brasil, pelas cores, gostos, músicas do Brasil e pelos destinos mais icônicos. Tudo isso sem sair de um único lugar, sem sair de São Paulo”.
Em seu discurso, Fernando Haddad falou sobre os atuais desafios com a política internacional e disse ser um privilégio trabalhar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com Alckmin. Segundo ele, ambos são referência para uma economia com diálogo, “sem aceitar desaforo”. “Sem respeito não vamos trazer turista para cá”, afirmou, sem mencionar nenhum nome específico.

Haddad finalizou sua fala reforçando como os bons indicadores do turismo são sinal de crescimento em outros setores da economia. “A família brasileira vai honrar seus compromissos, mas vai ter um tempinho para o lazer, para o turismo”, concluiu.

Alckmin destacou o potencial turístico para além da importância econômica. “Turismo é saúde. Cada vez mais se valoriza o sistema imunológico. O ser humano não é máquina, só trabalho. É lazer, é descanso, aproxima as pessoas”.
Ainda na cerimônia de abertura, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, pediu a Haddad ainda mais atenção ao setor.

“O turismo precisa ser colocado numa gaveta mais importante no país. O turismo corresponde a 8% do PIB. Em 2024, a vinda de estrangeiros para cá gerou 7,3 bilhões de dólares. Nenhuma outra atividade econômica gerou tantos empregos e renda, com responsabilidade climática”, disse.
Freixo projetou um 2025 com mais recordes para o setor e previu que o país irá ultrapassar a marca inédita de oito milhões de turistas estrangeiros.
Plano para divulgação internacional
Na ocasião, Freixo ainda lançou um plano de marketing internacional, “algo que não acontecia há vinte anos”. Batizado de “Brasis”, o documento, elaborado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), inclui políticas públicas adaptadas a cada unidade da federação.
Sabino comemorou que a edição de 2025 do Salão será a maior da história, com a presença das 27 unidades federativas. Em seu discurso, relembrou os investimentos promovidos pela pasta, “paralisados por 12 anos e retomados agora”. “O Brasil virou a chave. É um novo turismo.”

O ministro ainda celebrou como 2024 foi “um ano de quebra de recordes e já está sendo superado por 2025”. Sabino também fez uma “aposta saudável” com Freixo: enquanto este projetou que 2025 terminará com o recorde de oito milhões de visitantes internacionais, Sabino prevê a marca de 10 milhões até o final deste ano.
Parte importante da agenda de divulgação internacional também conta com destaques de destinos sustentáveis brasileiros. O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Capobianco, destacou o número expressivo de 25,5 milhões de visitantes somente nas unidades de conservação do Brasil em 2024, um aumento de 66,5% em comparação com o último ano antes da pandemia de Covid-19. “O estrangeiro nos visita, mas os brasileiros circulam expressivamente pelas unidades de conservação”, lembrou.

Ele se comprometeu, ainda, a potencializar esforços para ampliar a capacidade do turismo sustentável, criar novas unidades de conservação e aumentar as parcerias com o setor privado no apoio à visitação.
Com nove parques nacionais concedidos à iniciativa privada, Capobianco afirmou que o turismo sustentável representa o futuro. “Não estamos mais falando de potencial. Estamos falando de realidade”, concluiu.

Salão do Turismo 2025
As atrações do Salão do Turismo 2025 incluem expositores de destinos brasileiros, espaços com apresentações culturais e estandes gastronômicos. O evento segue até o dia 23 de agosto.

