domingo, maio 25, 2025
InícioEconomia do turismoSalta: por que as viagens de imprensa são importantes?

Salta: por que as viagens de imprensa são importantes?

Indiscutivelmente essa foi uma das melhores viagens de imprensa (presstrip) que já realizei como jornalista de turismo. A combinação destino, serviços, grupo de profissionais e atrativos alcançou níveis de excelência e competitividade. Arrisco a dizer que muitos destinos e governos, de municípios a estados federativos (e até de países) deveriam tomá-la como exemplo. Por quê? Apresento abaixo, algumas razões.

Por Paulo Atzingen*

Faço uma síntese dessa viagem de cinco noites e seis dias, a partir do voo inaugural Guarulhos-Salta (veja matéria aqui) ocorrido no último dia 4 de julho, do qual o DIÁRIO participou e reafirmo aqui: importância que os órgãos que representam os destinos devam dar a este investimento: viagens de imprensa, os presstrips, ou fampress.

Catedral de Salta (Foto: Mary Ellen Aquino)

Destino

É pleonasmo dizer que a Argentina é uma nação mais do que irmã e o termo pejorativo los hermanos deve ser riscado dos textos irônicos. É um país que possui as mesmas crises políticas e econômicas do nosso e seu povo é carinhoso, acolhedor e amigo, como o brasileiro. Mais culto e mais educado, isso é verdade, e por isso, tolerantes.

Salta é uma província (o mesmo que o nosso estado federativo) localizado no noroeste da Argentina e possui todos os ingredientes para o turismo de aventura, ecoturismo, enoturismo, turismo de compras, turismo de negócios e turismo sustentável.

Suas montanhas, vales, campos semeados, estradas e lagos criam um conjunto de fenômenos naturais que agradam a vista e dão um sentido de infinito ao espaço e ao tempo. Ótimo para fotos para guardar para sempre.

Confira o vídeo Caminhando em Frente

 

Serviços

A companhia estatal Aerolíneas Argentinas nada deve a companhias aéreas privadas. Seu atendimento é de primeira linha – os serviços de bordo retornaram, inclusive na classe econômica e são servidos desde sanduiches e sucos, a vinhos, autenticamente argentinos (com direito a repeteco). (Confira a matéria)

O Boeing B737 800 – da Aerolíneas Argentinas que faz a rota Guarulhos – Salta – Guarulhos (Crédito: Cesar Valdivieso)

Nos trinques

A programação da viagem de imprensa foi criteriosamente elaborada pelo Governo Provincial de Salta  e pelo Instituto de Promoção Turística de Salta (Inprotur). Hotéis, Restaurantes, Vinícolas, Fazendas todos esses serviços experimentados pelo grupo de jornalistas em seis dias atingiram um grau de excelência e competitividade de mercado internacional, ou seja, indiscutível: sabores e indescritíveis, apartamentos de hotéis limpos e aconchegantes, estradas sinalizadas e bem estruturadas, empresa receptiva com veículos, guias e motoristas que podem servir de modelo. Tudo nos trinques.

Empanadas saltenhas. (Foto: Mary Ellen Aquino).
A vinicola El Esteco (Crédito: Mary Ellen Aquino)

Atrativos e pessoas

Um encontro com a verdade mais saborosa da terra, por meio do presunto (jamón) no Cerdo Negro, ou a receptividade calorosa, com a mulher argentina cantando o samba “Mal Acostumado”, na Peña Folklorica Vieja Estación marcaram nosso primeiro dia e primeira noite em Salta, respectivamente.

Cria que a viagem a San Antonio de los Cobres para conhecermos o trem das nuvens (veja matéria) seria o ponto alto, mas me enganei, embora a experiência de viajar a mais de 4 mil metros de altura seja indescritível, por mais que filmemos ou tiremos fotos. A viagem reservava muito mais: Hacienda de Molinos, um hotel com as paredes, os móveis e o astral dos tempos coloniais, as  Viñas de Cafayate e as vinícolas El Esteco com a assinatura de um dos melhores vinhos da América do Sul; o jantar em Peña Doña Argentina e os artistas cantando a música Tocando em Frente Almir Sater, em versão espanhola marcou o coração de todos e definiu a música da viagem.

San Antonio de Los Cobres (Crédito: Mary Ellen Aquino)

Cidade Sagrada

Em Tucumán, conhecemos a cidade sagrada de Quilmes e um choque de realidade histórica ao nos ser revelada o destino daquela comunidade, massacrada pela conquista espanhola. Na Estância las Carreras, a típica fazenda colonial com aquele cheiro de gado peculiar, nos remete às fazendas de Minas. O último jantar no restaurante Güemes 125, em Cafayate foi marcado pela gentileza do proprietário Gabriel Domingo e pela banda de jovens chicos cantando Paralamas do Sucesso. Em Castelhano.

No último dia, já devidamente para lá de satisfeito por tudo que conhecemos, o êxtase: na estrada de volta a Salta, o grande momento argentino, no anfiteatro. Era o dia 9 de julho e se comemorava a Independência (veja matéria)  E ao final, o nacionalismo argentino no Restaurante Casa Chicoana.

Guilhermo Sánchez, da Casa Chicoana: comemoração no dia 9 de julho (Credito: Mary Ellen Aquino)

Grupo de profissionais

Não sei exatamente os critérios que os governos e as empresas utilizam para convidar jornais, revistas, veículos de comunicação para uma viagem de imprensa, o que posso afirmar é que todos os colegas que me acompanharam tinham suas pautas específicas: luxo, gastronomia, aventura, turismo com criança, com família, turismo histórico, de natureza, enoturismo enfim, cada um com sua missão de atingir determinado público, envolvê-lo e atraí-lo para Salta, o objetivo principal do projeto. O importante é que Adilson, Andrea, Cesar, Clauber, Cláudia, Carol, Eduardo, Marcia, Mary, Sandra, Mario, Magui, Tafarel e eu tornaram-se mais do que colegas, mas ainda mais amigos, tendo como pano de fundo a cumplicidade de um lugar, o ar e as cores de um destino especial, o que marcará cada um para sempre.

Por que as viagens de imprensa são importantes?

Por isso tudo.


SERVIÇO:

COMPANHIA AÉREA:

Aerolíneas Argentinas

RESTAURANTES:

HOTÉIS:

 

OPERADORAS 

  • Kangaroo Tours;
  • La Travel Designer;
  • Abreutur;
  • Queensberry Viagens;
  • New Age;
  • ViagensPromo

*O DIÁRIO viajou a convite da Província de Salta e Inprotur Salta com seguro GTA – Global Travel Assistance

**Matéria originalmente publicada dia 15 de julho de 2022

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque