Indiscutivelmente essa foi uma das melhores viagens de imprensa (presstrip) que já realizei como jornalista de turismo. A combinação destino, serviços, grupo de profissionais e atrativos alcançou níveis de excelência e competitividade. Arrisco a dizer que muitos destinos e governos, de municípios a estados federativos (e até de países) deveriam tomá-la como exemplo. Por quê? Apresento abaixo, algumas razões.
Por Paulo Atzingen*
Faço uma síntese dessa viagem de cinco noites e seis dias, a partir do voo inaugural Guarulhos-Salta (veja matéria aqui) ocorrido no último dia 4 de julho, do qual o DIÁRIO participou e reafirmo aqui: importância que os órgãos que representam os destinos devam dar a este investimento: viagens de imprensa, os presstrips, ou fampress.
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Destino
É pleonasmo dizer que a Argentina é uma nação mais do que irmã e o termo pejorativo los hermanos deve ser riscado dos textos irônicos. É um país que possui as mesmas crises políticas e econômicas do nosso e seu povo é carinhoso, acolhedor e amigo, como o brasileiro. Mais culto e mais educado, isso é verdade, e por isso, tolerantes.
Salta é uma província (o mesmo que o nosso estado federativo) localizado no noroeste da Argentina e possui todos os ingredientes para o turismo de aventura, ecoturismo, enoturismo, turismo de compras, turismo de negócios e turismo sustentável.
Suas montanhas, vales, campos semeados, estradas e lagos criam um conjunto de fenômenos naturais que agradam a vista e dão um sentido de infinito ao espaço e ao tempo. Ótimo para fotos para guardar para sempre.
Confira o vídeo Caminhando em Frente
Serviços
A companhia estatal Aerolíneas Argentinas nada deve a companhias aéreas privadas. Seu atendimento é de primeira linha – os serviços de bordo retornaram, inclusive na classe econômica e são servidos desde sanduiches e sucos, a vinhos, autenticamente argentinos (com direito a repeteco). (Confira a matéria)
Nos trinques
A programação da viagem de imprensa foi criteriosamente elaborada pelo Governo Provincial de Salta e pelo Instituto de Promoção Turística de Salta (Inprotur). Hotéis, Restaurantes, Vinícolas, Fazendas todos esses serviços experimentados pelo grupo de jornalistas em seis dias atingiram um grau de excelência e competitividade de mercado internacional, ou seja, indiscutível: sabores e indescritíveis, apartamentos de hotéis limpos e aconchegantes, estradas sinalizadas e bem estruturadas, empresa receptiva com veículos, guias e motoristas que podem servir de modelo. Tudo nos trinques.
Atrativos e pessoas
Um encontro com a verdade mais saborosa da terra, por meio do presunto (jamón) no Cerdo Negro, ou a receptividade calorosa, com a mulher argentina cantando o samba “Mal Acostumado”, na Peña Folklorica Vieja Estación marcaram nosso primeiro dia e primeira noite em Salta, respectivamente.
Cria que a viagem a San Antonio de los Cobres para conhecermos o trem das nuvens (veja matéria) seria o ponto alto, mas me enganei, embora a experiência de viajar a mais de 4 mil metros de altura seja indescritível, por mais que filmemos ou tiremos fotos. A viagem reservava muito mais: Hacienda de Molinos, um hotel com as paredes, os móveis e o astral dos tempos coloniais, as Viñas de Cafayate e as vinícolas El Esteco com a assinatura de um dos melhores vinhos da América do Sul; o jantar em Peña Doña Argentina e os artistas cantando a música Tocando em Frente Almir Sater, em versão espanhola marcou o coração de todos e definiu a música da viagem.
Cidade Sagrada
Em Tucumán, conhecemos a cidade sagrada de Quilmes e um choque de realidade histórica ao nos ser revelada o destino daquela comunidade, massacrada pela conquista espanhola. Na Estância las Carreras, a típica fazenda colonial com aquele cheiro de gado peculiar, nos remete às fazendas de Minas. O último jantar no restaurante Güemes 125, em Cafayate foi marcado pela gentileza do proprietário Gabriel Domingo e pela banda de jovens chicos cantando Paralamas do Sucesso. Em Castelhano.
No último dia, já devidamente para lá de satisfeito por tudo que conhecemos, o êxtase: na estrada de volta a Salta, o grande momento argentino, no anfiteatro. Era o dia 9 de julho e se comemorava a Independência (veja matéria) E ao final, o nacionalismo argentino no Restaurante Casa Chicoana.
Grupo de profissionais
Não sei exatamente os critérios que os governos e as empresas utilizam para convidar jornais, revistas, veículos de comunicação para uma viagem de imprensa, o que posso afirmar é que todos os colegas que me acompanharam tinham suas pautas específicas: luxo, gastronomia, aventura, turismo com criança, com família, turismo histórico, de natureza, enoturismo enfim, cada um com sua missão de atingir determinado público, envolvê-lo e atraí-lo para Salta, o objetivo principal do projeto. O importante é que Adilson, Andrea, Cesar, Clauber, Cláudia, Carol, Eduardo, Marcia, Mary, Sandra, Mario, Magui, Tafarel e eu tornaram-se mais do que colegas, mas ainda mais amigos, tendo como pano de fundo a cumplicidade de um lugar, o ar e as cores de um destino especial, o que marcará cada um para sempre.
Por que as viagens de imprensa são importantes?
Por isso tudo.
SERVIÇO:
COMPANHIA AÉREA:
RESTAURANTES:
- Cerdo Negro (Salta/Salta),
- Penã Folklorica Vieja Estación (Salta capital)
- Adobe (Salta capital)
- Adega Puna (Cachi/Salta)
- Hacienda Molinos (Molinos/Salta)
- Vinãs de Cafayate (Cafayate/Salta)
- Peña Doña Argentina (Cafayate/Salta)
- Estância las Carreras (Tafi de Valle/Tucumán)
- Guemes 125 (Cafayate/Salta)
- e Casa Chicoana (Chicoana/Salta).
HOTÉIS:
OPERADORAS
- Kangaroo Tours;
- La Travel Designer;
- Abreutur;
- Queensberry Viagens;
- New Age;
- ViagensPromo
*O DIÁRIO viajou a convite da Província de Salta e Inprotur Salta com seguro GTA – Global Travel Assistance
**Matéria originalmente publicada dia 15 de julho de 2022