quarta-feira, julho 23, 2025
InícioBlog do DiárioSantos Jazz Festival 2025 reúne grandes nomes da música

Santos Jazz Festival 2025 reúne grandes nomes da música

A música vai tomar conta do litoral paulista entre os dias 25 e 27 de julho, quando acontece o 13º Santos Jazz Festival, considerado o maior evento do gênero no estado fora da capital.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

A programação contempla 13 apresentações — gratuitas — com grandes nomes da cena nacional e internacional, homenagens a ícones da música brasileira, gastronomia, feira criativa e espaço para toda a família.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a abertura, na sexta-feira (25), será nos históricos Arcos do Valongo, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos recebendo dois talentos da nova MPB: Alice Caymmi e Catto. O concerto presta tributo a Gal Costa, que completaria 80 anos em 2025, e ao eterno Caetano Veloso. A noite segue com apresentação do gaitista americano Keith Dunn, acompanhado pelos brasileiros The Simi Brothers, e termina com os shows de Rosa Rosah & Banda e Joabe Reis Quinteto, que convida a premiada cantora Vanessa Moreno.

No sábado (26), os shows começam cedo. Às 14h, a Camerata e o Coral do Projeto Guri dão início à maratona musical. Na sequência, o Quarteto Prêt-à-Porter traz sonoridades franco-americanas, seguido pela vigorosa Americana Jazz Big Band, com 17 músicos em palco. Em um dos momentos mais esperados da noite, o lendário Big Chico homenageia os 100 anos de B.B. King com seu blues visceral. O saxofonista Ivan Mazuze (Moçambique), ao lado do brasileiro Ney Conceição, entrega um show repleto de improvisação e fusões rítmicas. A noite avança com o espetáculo Michael in Jazz, com Gibi Wagner e Gab Veneziani, e termina com o poderoso Marcelo Mariano Quinteto, que convida o irmão Pedro Mariano, em um encontro de gerações e sons.

Santos Jazz Festival 2025
Com entrada gratuita mediante doação de 1 kg de alimento (Ingresso Solidário), o Santos Jazz Festival reforça seu DNA inclusivo e plural (divulgação)

No domingo (27), a programação se desloca para a Pinacoteca Benedicto Calixto. O jornalista Júlio Maria lança a nova edição do livro “Elis – Nada Será Como Antes”, seguido de bate-papo e interpretações emocionantes da cantora Indiana Nomma, celebrando os 80 anos de Elis Regina. O encerramento fica por conta do Theorema Trio, ao lado da cantora Monna, coroando uma edição que reafirma o compromisso do festival com a qualidade artística e a diversidade.

Com entrada gratuita mediante doação de 1 kg de alimento (Ingresso Solidário), o Santos Jazz Festival reforça seu DNA inclusivo e plural. “Nosso line-up reflete o compromisso com a representatividade, acolhendo artistas negros, LGBTQIAPN+, mulheres e talentos locais”, afirma Jamir Lopes, curador do festival. Já a diretora executiva, Denise Covas, ressalta: “Mais que shows, oferecemos experiências. Encerramos as férias de julho com música de excelência e acesso democrático à cultura.”

Serviço:
O quê: 13º Santos Jazz Festival
Quando: 25 a 27 de julho de 2025
Onde: Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3 – Valongo) e Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão), Santos (SP)
Quanto: Entrada gratuita (Ingresso Solidário: 1 kg de alimento não perecível)
Mais informações: @santosjazzfestival

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque