O Santuário de Fátima, em Portugal, realiza nesta quinta-feira (3), o seu 43º Encontro de Hoteleiros e responsáveis de Casas Religiosas que acolhem peregrinos em Fátima.
Por Amadeu Castanho*
Segundo o Santuário, o objetivo do evento é de fomentar a melhoria das condições do acolhimento dos peregrinos e dos visitantes de Fátima.
Veja também as mais lidas do DT
Depois de ter sido realizado de forma virtual em 2020 em função da pandemia de coronavírus, em 2021 o tradicional Encontro foi cancelado..
Foco no bom acolhimento
Esse tipo de evento evidencia a seriedade e a abrangência de foco com que o acolhimento aos peregrinos é abordado por alguns dos Santuários Marianos mais importantes do mundo, como é o caso dos Santuários de Fátima e de Lourdes.
Envolvendo os responsáveis hotéis e casas religiosas que acolhem peregrinos que chegam ao Santuário, o Encontro reflete a compreensão de que o bom acolhimento não deve ser restrito aos limites físicos do Santuário, mas também incluir todo o destino, desde os meios de hospedagem e alimentação, até o comércio e a própria população.
Enquanto Fátima chega à 43ª edição desse evento, outros importantes destinos de turismo religioso parecem ignorar o tema, desconsiderando também as mudanças por que vem passando o turismo como um todo, com turistas cada vez exigentes, informados de seus direitos, mais conectados e vocais.
Ignorar que a experiência do visitante no destino é um todo e vai muito além do templo ou atrativo de turismo religioso, abrangendo toda a cadeia de atendimento a esse visitante, é assumir um grande risco.
Programação do Encontro
O evento será iniciado com uma celebração na Capela da Morte de Jesus, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, às 16h30 e continuará a partir das 17h45 no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI do Santuário de Fátima.
Abrindo as apresentações, o diretor do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima, André Pereira, fará a apresentação do Tema do Ano Pastoral de 2021-2022.
A seguir, o tema Fátima vista a partir de dentro: a perspectiva institucional de um acontecimento que continua a moldar a construção da fé de um povo será abordado em palestra a ser apresentada por Carmo Rodeia, diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário.
Fechando a programação, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas irá apresentar e analisar as estatísticas referentes à vida do Santuário nos dois anos da pandemia.