O maior destino de negócios do Brasil completa 461 anos no próximo domingo (25). A cidade que mais recebe turistas no país é também o maior emissor de visitantes para outros estados. A cultura paulistana é o principal atrativo que cativa brasileiros e estrangeiros. Museus, shows, eventos e congressos completam o passeio.
São Paulo se destaca por ser um dos principais destinos de negócios do país. Mais da metade (56,7%) dos estrangeiros estiveram na cidade para eventos, convenções e compromissos de trabalho, de acordo com estudo do Ministério do Turismo. O viajante com esse perfil gasta cerca de US$ 135,88 por dia, quase o dobro do visitante que vem a lazer.
São Paulo é a cidade com a maior capacidade hoteleira do Brasil. Segundo o Observatório de Turismo de São Paulo (SPTuris) são cerca de 42 mil apartamentos disponíveis, além de 62 hostels com capacidade de receber 2.200 pessoas.
Gastronomia
A cidade também é conhecida pela variedade gastronômica. São 15 mil restaurantes e 20 mil bares, segundo a SPTuris – e 52 tipos diferentes de culinárias diferentes, além de 4.500 pizzarias.
Entre as “comidinhas” populares paulistanas estão o famoso sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau do Mercado Municipal. Parte desses atrativos gastronômicos é responsável pela noite agitada da cidade. De acordo com um levantamento feito pelo grupo de comunicação americano CNN, a cidade de São Paulo ocupa o 4º lugar mundial no ranking de melhor vida noturna.
Lazer
Os inúmeros arranha-céus dividem espaço com áreas verdes de lazer bastante disputadas na capital, como o Parque do Ibirapuera, o mais visitado da capital paulista. Inaugurado em 1954, o complexo possui museus e auditórios e chega a receber até 90 mil pessoas por dia nos finais de semana e feriados.
Recentemente, uma nova malha cicloviária vem mudando o estilo de vida do paulistano e a paisagem urbana da capital. Cerca de 300 km de ciclovias cortam a cidade, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego.
A capital paulista é também a cidade mais cosmopolita do país. Entre seus moradores há imigrantes de 70 nacionalidades.
Ao celebrar seus 461 anos com shows gratuitos nos dias 24 e 25, a capital recebe artistas como a cantora Pitty e o músico Jorge Ben Jor. A programação inclui ainda a Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura) que irá sediar o 11° Verão de Poesia, com atividades a partir das 15 horas. O Museu Afro Brasileiro também comemora com a exposição “O Banzo, O Amor e Cozinha de Casa”, do artista plástico Sidney Amaral, com cinquenta pinturas, desenhos e esculturas. Para conferir a programação completa, acesse o site da Secretaria de Cultura da Cidade.