segunda-feira, maio 5, 2025
InícioBlog do DiárioSão Roque se reinventa com produção de vinhos finos...

São Roque se reinventa com produção de vinhos finos e enoturismo

São Roque (SP) é uma cidade conhecida historicamente pela produção de vinhos.  Fez muito sucesso por lá, sobretudo  até a década de 80, a produção de vinhos de mesa e há alguns anos o foco da produção vitivinífera local vem mudando.  Produtores têm investido em qualificação e tecnologia para serem reconhecidos com a elaboração de vinhos finos.  Com isso, cresce também a oferta e variedade de opções gastronômicas, de lazer e hoteleira na região.

*Por Simone Barros @viagemelifestyle

A cidade é famosa por seu Roteiro do Vinho, trecho turístico formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima – que concentra vinícolas , adegas , restaurantes, pousadas e lojas. Importante dizer que o município de São Roque fica a cerca de 60 km da capital paulista e a pouco mais de cinco horas de carro do Rio de Janeiro.

O Roteiro do Vinho é uma associação formada por 57 estabelecimentos e existe de forma organizada desde 1998. Concentra desde vinícolas de grande porte e também as artesanais. Há também a produção de sucos. O turista que visita São Roque pode conhecer as plantações, participar de festas da colheita e pisa da uva, com danças e atrações.

Hoje a cidade reúne 18 viticultores que apostam num novo momento para o turismo e economia local.  Eles se uniram e criaram o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), responsável por fomentar a atividade na região.

Turismo rural

São Roque encanta com suas paisagens serranas, atrações turísticas como o Morro do Cruzeiro e eventos que celebram a cultura local.  Uma ideia do SindusVinho é retomar a famosa festa do vinho que sempre movimentou a cidade e foi descontinuada há décadas.

Outra produção da região que chama a atenção é a de alcachofra.De setembro a novembro é o momento a Safra da “flor”, cujas partes comestíveis são as folhas e a base (coração). É possível encontrar nos restaurantes e lojas antepastos e pratos criados com a iguaria.

Vinícola Góes e pôr do sol nos vinhedos ( fotos Simone Barros) - São Roque
Vinícola Góes e pôr do sol nos vinhedos  (foto: Simone Barros)
Vinícola Góes e pôr do sol nos vinhedos ( fotos Simone Barros)
Vinícola Góes e pôr do sol nos vinhedos (foto: Simone Barros) – São Roque

Enoturismo

A vinícola Góes é uma das maiores do estado de São Paulo e produz 7 milhões de garrafas ao ano. Novas práticas de cultivo foram incrementadas nos 40 hectares da propriedade da vinícola, incluindo a dupla poda e vinhedos  experimentais ( onde identificam variedades de uva que melhor se adaptam ao terroir). O vinho de maior destaque da Góes é o Philosophia.  Rótulo premiado no Brazil Wine Challenge, no Decanter World Wine Awards e no IWC Londres, é elaborado com uvas Cabernet Franc cultivadas em São Roque, que passam por 12 meses em barricas novas de carvalho francês.  A empresa investe forte em enoturismo, oferecendo várias experiências aos visitantes como degustação, passeios no vinhedo, gastronomia e lojas.

Vinícola XV de Novembro (foto divulgação)
Vinícola XV de Novembro (foto divulgação)

Outra vinícola de destaque na região é a XV de Novembro.  O nome da vinícola é uma homenagem aos sessenta anos da Proclamação da Republica do Brasil, comemorados em 1958, quando iniciou sua própria fabricação de vinhos.
Além de experiência de visitas aos parreirais e à produção de alcachofra, eles contam com dois novos espaços o Empório Sant’Angela e o Estrada Café.  Outra novidade por lá é o novo projeto Aura Astral, voltado unicamente para a criação de vinhos finos autorais. Na gestão do novo negócio estão  Alex Moraes,  presidente do Sindusvinho, e a doutora em enologia e professora do Instituto Federal de São Roque, Maritê Dal’Osto. Os vinhos Aura Astral são produzidos com uvas cultivadas nos 30 hectares da propriedade ou trazidas de Flores da Cunha (RS).

 

Degustação de vinhos na vinícola Casa da Árvore e a gastronomia de seu restaurante esloveno. (foto: Simone Barros)
Degustação de vinhos na vinícola Casa da Árvore e a gastronomia de seu restaurante esloveno. (foto: Simone Barros)
Degustação de vinhos na vinícola Casa da Árvore e a gastronomia de seu restaurante esloveno. (foto: Simone Barros) - São Roque
Degustação de vinhos na vinícola Casa da Árvore e a gastronomia de seu restaurante esloveno. (foto: Simone Barros)

Outra experiência interessante na cidade é oferecida na vinícola Casa da Árvore. Por lá o visitante pode produzir o seu próprio espumante e conhecer em detalhes as etapas de elaboração . Outro diferencial da vinícola é um restaurante com pratos típicos da Eslovênia, local de origem da família proprietária do local.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque