Grupo se compromete a reduzir emissões de gases de efeito estufa do combustível tradicional em 30% por tonelada/quilômetro até 2030 vs. 2019, ano de referência
O Grupo Air France-KLM e suas companhias aéreas estão comprometidos em reduzir sua pegada ambiental como parte de uma abordagem transparente e responsável em relação à sustentabilidade, incluindo o comprometimento da Air France-KLM em reduzir emissões de gases de efeito estufa do combustível de aviação em 30% por tonelada de receita por quilômetro (RTK, em inglês) até 2030 em comparação a 2019. Nesse contexto, o Grupo Air France-KLM, o Air France Group e a KLM apresentaram suas metas de redução de emissões CO2, que foram recentemente aprovadas pela equipe de validação de metas do Science Based Targets initiative (SBTi). O SBTi aprovou as metas de redução de emissões de escopo 1 e escopo 3 do Grupo e confirmou que elas estão de acordo com uma meta bem abaixo de 2°C, conforme determinado pelo Acordo de Paris assinado em 2015.
“O Grupo projetou uma abordagem consistente, desenvolvida dentro da sua estratégia de Destination Sustainability, com o objetivo de redução de emissões CO2 com base em três pilares principais: renovação da frota, combustível de aviação sustentável e medidas operacionais”, disse Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM. “A aprovação do SBTi é um elemento chave para o Grupo garantir que a estratégia de descarbonização da Air France-KLM seja consistente com os objetivos científicos”.
Veja também as mais lidas do DT
“Diante da emergência climática, ao lado de todas as companhias aéreas do Grupo Air France-KLM, a Air France está assumindo a responsabilidade e está totalmente comprometida em reduzir sua pegada de carbono”, afirma Anne Rigail, CEO da Air France. “Este ano, criamos uma estratégia específica chamada Air France ACT, baseada em quatro pilares: a renovação acelerada de nossa frota, a utilização progressiva do SAF além dos requisitos franceses e europeus, o desenvolvimento da pilotagem ecorresponsável e a implementação da intermodalidade através de nossa cooperação reforçada com os operadores de trens. A aprovação de nossa redução de emissões de CO2 em 2030 pelo SBTi confirma a solidez de nosso roteiro de descarbonização, e continuaremos a compartilhar de forma transparente nossas ações e resultados com nossos clientes e o público em geral”.
“Junto com o Grupo Air France-KLM e a Air France, a KLM tem fortes ambições quando se trata de tornar a aviação mais sustentável e equilibrar o desenvolvimento de nossa rede com o meio ambiente”, disse Marjan Rintel, CEO da KLM. “Isto requer decisões fundamentais em relação à nossa frota, nossas operações e nosso uso de combustível. O Science Based Targets e a meta de redução de CO2 juntos proporcionam clareza e, ao mesmo tempo, implicam em grandes desafios. Para torná-los viáveis, trabalhamos junto uns com os outros e com nossos parceiros do setor para desenvolver soluções técnicas e inovações que apoiem a transição de energia na aviação”.
Destination Sustainability, o programa de sustentabilidade do Grupo Air France-KLM
O Grupo Air France-KLM está comprometido em reduzir os impactos ambientais de suas atividades. Para isso, o Grupo estabeleceu uma meta de descarbonização baseada em três principais iniciativas do programa ‘Destination Sustainability’.
- Um plano ambicioso de modernização e renovação das frotas das companhias aéreas do Grupo com aeronaves de última geração, emitindo 20-25% menos CO2 em comparação com as aeronaves antecessoras. Com o objetivo de ter 64% das aeronaves de nova geração na frota do Grupo até 2028, o Grupo está atualmente investindo mais de 2 bilhões de euros anuais para a aquisição de Airbus A220s, Airbus A320- e A321neos, Airbus A350s, Boeing 787s e Embraer 195-E2s, que estão entre as aeronaves mais eficientes em suas respectivas categorias.
- O uso de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF). Estes combustíveis não-fósseis podem ser produzidos a partir de resíduos industriais ou domésticos em uma economia circular, e o SAF fornecido para a Air France-KLM não compete com a cadeia alimentar humana ou com a alimentação animal. A Air France e a KLM foram pioneiras no uso destes combustíveis alternativos, que desempenharão um papel fundamental na descarbonização do transporte aéreo, pois podem reduzir as emissões de CO2 em até 80% ao longo de seu ciclo de vida. Para esse propósito, dois acordos de off-take foram assinados em novembro de 2022, permitindo ao Grupo assegurar 3% do objetivo de incorporação de 10% de SAF até 2030.
- A melhoria da eficiência operacional, favorecendo objetivos mais diretos e aplicando procedimentos que limitam o consumo de combustível (taxiamento monomotor, descida contínua etc.).
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências