Durante a ABAV Expo 2025, realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, o Ministério do Turismo apresentou, na sexta-feira (10), a minuta do Programa de Segurança Turística. A coordenadora de Turismo Responsável da pasta, Tatiana Oliveira, conduziu a apresentação durante um seminário voltado à discussão de políticas para destinos mais seguros.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
O encontro reuniu especialistas, gestores públicos e representantes do trade turístico para colaborar com sugestões e aprimorar as metas e ações do novo programa.
Promovido pela Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) em parceria com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), o seminário teve como foco a integração entre as três esferas de governo e o fortalecimento da segurança como pilar estratégico do turismo nacional.
“A segurança turística é fundamental para fortalecer nossos destinos e promover um turismo sustentável e responsável”, destacou Tatiana Oliveira. “Trata-se de um eixo estratégico para a competitividade do setor e essencial à consolidação de um turismo verdadeiramente responsável”, completou.
Durante a apresentação, Tatiana também detalhou ações já desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, como:
Operação Curupira Mirim, voltada à proteção de crianças e adolescentes;
Código de Conduta Brasil e o Movimento Turismo que Protege, que combatem a exploração sexual infantil no turismo;
O guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres”;
E o Mapa Brasileiro de Turismo Responsável, que reúne boas práticas sustentáveis e exemplos de sucesso em todo o país.
A iniciativa reforça o compromisso do Ministério em promover destinos turísticos mais seguros, acolhedores e alinhados aos princípios da sustentabilidade e dos direitos humanos, com foco na prevenção de riscos e na valorização do turismo responsável.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur