A série especial sobre afroturismo terá 17 episódios na 1ª temporada, e o projeto é idealizado pela Brafrika Viagens e produzido pela Baioque Conteúdo; a segunda temporada está em pré-produção
O programa “Afroturismo com a Brafrika Viagens”, que estreia neste sábado (15/04), tem a busca da ancestralidade como tema central. Ele passará na Travel Box TV, canal fechado com mais de 12 milhões de assinantes.
Destacando passeios com destinos africanos e afro-brasileiros, a 1ª temporada da série especial sobre afroturismo compõe-se de 17 episódios.
Produzido pela Baioque Conteúdo e patrocinado pelo laboratório Genera, cada capítulo mostrará a origem de costumes e tradições africanas que foram passados de geração em geração e, que hoje, fazem parte da cultura nacional.
Série especial sobre afroturismo destaca a ancestralidade africana
Os primeiros episódios são uma grande imersão na África do Sul. Isso porque o público fará uma verdadeira viagem da sala de casa direto para a Cidade do Cabo.
Além disso, conhecerá a história local, curiosidades e verá de perto o legado de Nelson Mandela e toda sua contribuição no combate ao apartheid.
Veja também as mais lidas do DT
Outro episódio marcante é a chegada a Salvador (Bahia), o verdadeiro centro afro-brasileiro do Brasil e que respira África em cada esquina. Seja na pele das pessoas, na música, no axé do Candomblé ou na culinária regada de azeite de dendê.
“Pisar em solo baiano foi sentir a cidade nos abraçar com sua história. Tudo é vibração, é familiar, é nosso. Senti como uma viagem física, mas também, de essência. Ali, consigo perceber por onde passaram os meus antepassados e onde estou”, contou Bia Moremi. Ela é CEO e Diretora Criativa da Brafrika Viagens, agência de Afroturismo.
“É algo mágico e emocionante. Assim como senti tudo isso, a nossa ideia é levar o telespectador para este mundo e essas emoções”, frisou.
O programa “Afroturismo com a Brafrika Viagens” que chega agora na televisão, surgiu do desejo de promover o turismo que valoriza a população negra. Tanto no continente quanto na diáspora africana. Assim, possibilitar que os brasileiros conheçam, valorizem e se orgulhem de sua ancestralidade.
“Contar a identidade do povo preto via sua própria ótica é a oportunidade de mostrar a história, respeitando nosso protagonismo. Aqui, estamos presentes, da captação à pós-produção do projeto”, ressaltou Newman Costa, diretor de audiovisual da Baioque Conteúdo.
Teste de Ancestralidade
Bia Moremi, que além de CEO e Diretora Criativa da Brafrika, é bacharel em química, decidiu promover o teste de ancestralidade para conectar seus clientes as raízes e os lugares que visitavam. Tudo isso para tornar a experiência turística ainda mais genuína.
Em parceria com a Genera, empresa pioneira em teste de ancestralidade, as pessoas interessadas em saber mais sobre a sua genética, podem descobrir de quais regiões são seus antepassados.
“Ficamos muito felizes em apoiar esse projeto junto com a Brafrika. Sabemos da importância de conhecer a própria origem e vemos a ciência como um aliado para trazer histórias e remontar a identidade das pessoas”, concluiu Ricardo Di Lazzaro. Ele é fundador e co-CEO da Genera.
Ainda, para se manter conectada ao público durante a pandemia, Bia criou uma experiência sensorial e imersiva. Ela permitiu que as pessoas revivessem as origens, tendo os dados científicos como referência.
“Construímos uma celebração em todo do teste de DNA. A pessoa recebia o DNA juntamente com uma experiência baseada nas regiões da África que mais eram prevalentes em seu resultado. Por exemplo, ela ganhava um jantar elaborado por uma chef de cozinha afrodiaspórica, uma aula online de língua africana ou uma consultoria estética”, conclui Moremi.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.