quinta-feira, julho 24, 2025
InícioEconomia do turismoSetur‑SP destaca o “Guia das Padarias” durante a 30ª...

Setur‑SP destaca o “Guia das Padarias” durante a 30ª FIPAN

A 30ª edição da FIPAN — Feira Internacional de Panificação e Confeitaria da América Latina — segue até sexta-feira (25), no Expo Center Norte, em São Paulo.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Em meio ao irresistível aroma de fornadas frescas, o evento ganha um toque ainda mais especial com a presença da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur‑SP), que lança a segunda edição do Guia das Padarias do Estado de São Paulo. A publicação destaca 300 padarias selecionadas em todo o território paulista, celebrando um dos hábitos mais queridos da população: o pãozinho servido na chapa, com café ou leite.

São Paulo é, de longe, o estado com maior número de padarias do Brasil, somando cerca de 18 mil estabelecimentos. Segundo pesquisa da VR, os paulistas representam 38,51% do consumo nacional de pães, número que confirma o protagonismo da panificação no cotidiano e na cultura local. Com esse cenário, a presença da Setur‑SP na FIPAN reforça a importância do segmento também como atrativo turístico e econômico.

A feira, promovida pelo SAMPAPÃO, reúne mais de 59 mil profissionais do setor, 450 expositores e 1.500 marcas em quatro pavilhões. É o maior evento da panificação da América Latina e movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano. Durante a cerimônia de abertura, o Secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, destacou que o guia é mais do que uma lista de padarias: trata-se de um projeto que valoriza práticas sustentáveis, acessibilidade, atendimento em diferentes idiomas e inclusão social. “É um patrimônio gastronômico do nosso povo”, afirmou.

A programação da Setur‑SP na feira inclui aulas-show, degustações e a presença de produtores do programa Sabor de SP, como o Sítio Olho D’Água (cafés), Fazenda Atalaia (queijos), De Paula Charcuterie (embutidos artesanais) e PottoP (antepastos e geleias). Logo no primeiro dia, o destaque foi o padeiro Renan Botelho, da Padaria Estado Luso, que encantou o público com seus pães artesanais.

Além disso, padarias presentes no guia participam de ações interativas, aproximando os visitantes de histórias locais e sabores que compõem o perfil da panificação paulista. Para Rui Manuel Rodrigues Gonçalves, presidente do SAMPAPÃO, a 30ª edição da FIPAN é um marco histórico: “A feira comprova a importância da cadeia produtiva da panificação e sua capacidade de gerar negócios e inovação”.

O evento segue até sexta-feira com uma programação intensa, repleta de experiências sensoriais. E o Guia das Padarias do Estado de São Paulo torna-se um verdadeiro roteiro gastronômico e afetivo, que convida o leitor a descobrir o estado por meio de seus balcões, vitrines e histórias.

Serviço
30ª FIPAN
22 a 25 de julho | 🕐 13h às 21h
Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque