A 30ª edição da FIPAN — Feira Internacional de Panificação e Confeitaria da América Latina — segue até sexta-feira (25), no Expo Center Norte, em São Paulo.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias
Em meio ao irresistível aroma de fornadas frescas, o evento ganha um toque ainda mais especial com a presença da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur‑SP), que lança a segunda edição do Guia das Padarias do Estado de São Paulo. A publicação destaca 300 padarias selecionadas em todo o território paulista, celebrando um dos hábitos mais queridos da população: o pãozinho servido na chapa, com café ou leite.
São Paulo é, de longe, o estado com maior número de padarias do Brasil, somando cerca de 18 mil estabelecimentos. Segundo pesquisa da VR, os paulistas representam 38,51% do consumo nacional de pães, número que confirma o protagonismo da panificação no cotidiano e na cultura local. Com esse cenário, a presença da Setur‑SP na FIPAN reforça a importância do segmento também como atrativo turístico e econômico.
A feira, promovida pelo SAMPAPÃO, reúne mais de 59 mil profissionais do setor, 450 expositores e 1.500 marcas em quatro pavilhões. É o maior evento da panificação da América Latina e movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano. Durante a cerimônia de abertura, o Secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, destacou que o guia é mais do que uma lista de padarias: trata-se de um projeto que valoriza práticas sustentáveis, acessibilidade, atendimento em diferentes idiomas e inclusão social. “É um patrimônio gastronômico do nosso povo”, afirmou.
A programação da Setur‑SP na feira inclui aulas-show, degustações e a presença de produtores do programa Sabor de SP, como o Sítio Olho D’Água (cafés), Fazenda Atalaia (queijos), De Paula Charcuterie (embutidos artesanais) e PottoP (antepastos e geleias). Logo no primeiro dia, o destaque foi o padeiro Renan Botelho, da Padaria Estado Luso, que encantou o público com seus pães artesanais.
Além disso, padarias presentes no guia participam de ações interativas, aproximando os visitantes de histórias locais e sabores que compõem o perfil da panificação paulista. Para Rui Manuel Rodrigues Gonçalves, presidente do SAMPAPÃO, a 30ª edição da FIPAN é um marco histórico: “A feira comprova a importância da cadeia produtiva da panificação e sua capacidade de gerar negócios e inovação”.
O evento segue até sexta-feira com uma programação intensa, repleta de experiências sensoriais. E o Guia das Padarias do Estado de São Paulo torna-se um verdadeiro roteiro gastronômico e afetivo, que convida o leitor a descobrir o estado por meio de seus balcões, vitrines e histórias.
Serviço
30ª FIPAN
22 a 25 de julho | 🕐 13h às 21h
Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP