Companhia americana afirma que permanecerá operando durante o processo e que os salários de seus colaboradores não serão impactados
REDAÇÃO DO DT
A Spirit Airlines entrou com pedido de proteção contra falência. A pioneira em viagens de luxo nos Estados Unidos enfrentou uma longa série de perdas trimestrais, tentativas frustradas de fusão e vencimentos iminentes de dívidas.
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De acordo com matéria publicada na Reuters, a companhia aérea sediada na Flórida disse que havia pré-organizado um acordo com seus acionistas para reestruturar suas dívidas e levantar dinheiro para ajudá-la a operar durante o processo de falência, que espera encerrar no primeiro trimestre de 2025.
A empresa disse que espera continuar operando seus negócios normalmente durante o processo e que os clientes poderão reservar voos sem interrupção.
A abertura do processo de falência não impactará os salários ou benefícios de seus funcionários. Além disso, seus fornecedores e arrendadores de aeronaves também continuarão a ser pagos e não serão prejudicados, segundo informações divulgadas pela Spirit Airlines.
A empresa também informou que esperava ser retirada da Bolsa de Valores de Nova York em um futuro próximo e que suas ações seriam canceladas e não teriam valor como parte da reestruturação.
Luta pelo lucro
A Spirit Airlines, conhecida por sua pintura amarela brilhante, é a primeira grande companhia aérea dos EUA a entrar com pedido de concordata na última década. Ela tem enfrentado um futuro incerto após o colapso de sua fusão planejada de US$ 3,8 bilhões com a JetBlue Airways em janeiro.
Enquanto isso, a intensa competição entre as companhias aéreas dos EUA por viajantes de lazer sensíveis a preço, bem como uma oferta excessiva de assentos de avião no mercado doméstico, atingiu seu poder de precificação.
A nota da Reuters também enfatizou que a Spirit Airlines está entre as companhias aéreas mais afetadas por problemas com a RTX Motores turbofan com engrenagens da Pratt & Whitney, o que a forçou a aterrissar diversas aeronaves e consequentemente aumentar os custos.
A Spirit não registra lucro anual desde 2019. Ela perdeu cerca de US$ 360 milhões no primeiro semestre deste ano, apesar da forte demanda por viagens.
Fonte: Reuters