Supremo valida incidência de ISS sobre preço total das Diárias de Hotel

Continua depois da publicidade

O Supremo Tribunal Federal validou em sessão virtual, a incidência de ISS sobre preço total de diárias de hotel. Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) argumentava Ação Direta de Inconstitucionalidade

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessoria do STF e Conjur


Em relações mistas ou complexas, nas quais não é possível claramente segmentar as obrigações, o imposto sobre serviços (ISS) incide se a atividade for definida como serviço em lei complementar.

Com esse entendimento, o Plenário do Supremo Tribunal Federal validou a incidência do ISS sobre o peço total das diárias pagas em hospedagem. A sessão virtual se encerrou no último dia 29/9.

Veja também as mais lidas do DT

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) alegava que o imposto não poderia incidir sobre todas as receitas das diárias pagas pelos hóspedes, mas apenas sobre os serviços prestados. A ideia era excluir a parcela relativa à locação do imóvel propriamente dita.

Todos os ministros acompanharam o voto do relator, André Mendonça. Ele explicou que a relação negocial de hospedagem é diferente do contrato de locação de imóvel, isento de ISS.

 

Mendonça ainda lembrou que, de acordo com a Política Nacional de Turismo, as atividades dos meios de hospedagens também são caracterizadas como serviços. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade