Sustentabilidade, paladar e novos talentos serão abordados no mais importante evento sobre o luxo francês
“A moda é passageira, mas o estilo permanece”, dizia Coco Chanel. Nunca este aforismo fez tanto sentido. Publicações deixaram de existir, a profissão de crítica de moda é tão anacrônica quanto a de cocheiro, e há mercado e oferta para todo o tipo de demanda quando o assunto é roupa. Mas a pergunta que fica, repetida à exaustão nas universidades, grandes conglomerados, nas galerias de arte e nas rodas filosóficas, é: a definição e os atributos do luxo são também passageiros ou universais e atemporais? Sim, luxo não é modismo, uma vez que exige durabilidade e tradição.
Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul, espera chegar a alguma conclusão com a segunda edição do France Excellence, mais importante evento sobre o luxo francês no Brasil, cujo tema é “Le goût de la création”, ou o “Gosto da Criação”, em tradução livre. Ela organizará colóquios com profissionais franceses e brasileiros do turismo, da hotelaria, da moda, das artes e da gastronomia no próximo dia 19 de setembro, no Rosewood São Paulo, e também online, em uma plataforma digital própria para uma audiência espalhada pelo Brasil e América Latina.
Veja também as mais lidas do DT
Seguindo o modelo da primeira e bem-sucedida edição em 2021, o France Excellence este ano terá abertura presencial da Embaixadora da França no Brasil, a senhora Brigitte Collet. Em seguida, o escritor, historiador e pesquisador do Instituto Europeu de História das Culturas e da Alimentação, Loïc Bienassis, irá proferir uma conferência cujo tema é “O paladar francês e a refeição gastronômica francesa na UNESCO”.
Em seguida, a mesa-redonda “O gosto da criação e a criação do gosto” terá como participantes o chef Laurent Suaudeau, diretor da Escola de Artes Culinárias que leva seu nome; Laurent Guez, crítico gastronômico do jornal francês Les Echos e do chef Jérôme Lacressonnière, diretor do Ducasse Conseil. A mediação ficará a cargo do jornalista Josimar Melo.
O segundo debate do dia “Os desafios da criação hoje diante da sustentabilidade” contará com a participação do proprietário do hotel The Brando, Richard Bailey, direto do Tahiti, e da vice-presidente de desenvolvimento ambiental do grupo LVMH-Moët Henessy Louis Vuitton, Hélène Valade. O moderador será Carlos Ferreirinha, presidente da MCF Consultoria.
O evento será encerrado com a palestra de Bénédicte Épinay, CEO do Comité Colbert, associação que reúne todas as marcas de luxo da França. A executiva trará informações de como as grandes maisons francesas lidam com a sustentabilidade e as tendências e desafios atuais do segmento do luxo em suas múltiplas manifestações: hotelaria, gastronomia, moda, perfumaria.
A atriz, apresentadora de TV e podcaster Laura Wie será a mestre de cerimônias, neste evento que conta com patrocínio da Air France, Torre Eiffel, da loja de departamentos Printemps, Sodexo e Rimowa.
“Seguimos nesta segunda edição do France Excellence confiantes no potencial francês de apontar os caminhos para o segmento de alto padrão. Nosso objetivo é promover intensos e profundos debates em torno do futuro das viagens e experiências de luxo, incentivando o intercâmbio de informações entre os dois países e inspirando profissionais brasileiros e franceses a seguir adiante em seus desafios, sem jamais esquecer da sustentabilidade como novo atributo essencial deste mercado. Convidamos a comunicadora e ex-modelo Laura Wie para ser mestre de cerimônias porque se trata de uma brasileira que incorpora os valores da elegância e da excelência francesas, e para lembrar que os profissionais que trabalham com luxo são criadores de experiência, sempre.”, explica Caroline Putnoki.
Conteúdo autêntico
Entre os dias 20 e 22 de setembro serão organizados encontros entre fornecedores franceses do turismo e agentes e operadores de viagens brasileiros e latino americanos. Assim como em 2021, o France Excellence assume o compromisso de gerar conteúdo autêntico e pioneiro sobre bens e serviços de luxo, mas também de promover rodadas de negócios entre França e Brasil. Além dos patrocinadores, também participarão dos encontros a região Auvergne-Rhône Alpes, o Palácio de Versalhes, Bateaux Parisiens, os hotéis Bernard Loiseau, Evok Hotels, Napoléon Paris, Negresco, Anantara Plaza Nice Hote, l’hôtel de Beaune, Les Maisons de Clair de la Plume, o Mandarin Oriental Paris e o Westin Paris Vendôme. Os escritórios de turismo de Aix-en-Provence, Grand Reims, Peisey Vallandry, Marseille e Nice Côte d’Azur também marcarão presença.
As lojas de departamento Galeries Lafayette, La Samaritaine e Printemps, e os DMCs KTS France, Voyages Service Plus, Kalei d’Ouest e Wines& Châteaux completam a lista de expositores. “O expressivo número de parceiros franceses é a prova incontestável do interesse histórico e investimentos que a França tem no Brasil. A retomada já é uma realidade e estamos recuperando, rapidamente, o número de turistas brasileiros antes da pandemia. Esta segunda edição propõe uma imersão no luxo francês , da gastronomia até a moda. Vamos falar de criação, gosto, paladar. Além, é claro, dos desafios para o futuro.”, completa Caroline.
As inscrições para o evento France Excellence 2022 podem ser feitas clicando aqui.
Sobre a Atout France – Atout France, a agência oficial de desenvolvimento turístico da França, trabalha para o desenvolvimento da indústria do turismo. A Agência mantém um sistema de monitoramento e análise do mercado turístico internacional. Este conhecimento da oferta e da demanda lhe permite definir estratégias para desenvolver o turismo francês. A Atout France traz sua experiência em engenharia e desenvolvimento a fim de aumentar a competitividade das empresas e a atratividade dos destinos franceses. A Agência auxilia 1.200 profissionais em suas operações de marketing e promoção turística na França e no exterior e, é responsável pelas missões destinadas a melhorar a qualidade da oferta: classificação das hospedagens turísticas, registro dos operadores de viagens, monitoramento e promoção do selo Vignobles & Découvertes. A Agência desenvolve suas missões internacionalmente graças a uma rede de 33 escritórios em 30 países. Sua área de intervenção se estende a 78 mercados graças às ações realizadas em colaboração com os serviços das embaixadas francesas.
Edição do DIÁRIO com agências