Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT
Todos unidos para difundir, ainda mais, a Catalunha e Barcelona no Brasil. Esta foi a tônica do evento “Barcelona: A Capital da Catalunha” organizado no Hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo. A iniciativa foi coordenada pelo escritório da Agencia Catalã de Turismo no Brasil, Barcelona Turismo e TAM Linhas Aéreas. Após apresentações de cada produto, cerca de dez expositores do destino participaram de uma rodada de negócios entre empresários do setor turístico, com destaque para operadores do Chile e da Argentina. Desde 01 de outubro, a LATAM passou a oferecer voos diretos de São Paulo a Barcelona e com o novo voo direto.
“São 20 milhões de turistas, dos quais 16 milhões são estrangeiros. Em 2016 celebraremos na região o ‘Ano da Gastronomia’ e temos mais de 60 estrelas Michellin. São muitos os números da Catalunha para que compreendam um pouco mais sobre o destino. Esse voo direto entre São Paulo e Barcelona é o resultado de um trabalho que venho acompanhando há muito tempo, pois acreditava que um novo voo fortaleceria as relações entre a Catalunha e o Brasil”, diz Joan Romero, diretor da Agencia Catalã de Turismo para América do Sul. O Turismo da Catalunha quer incrementar em 13% o volume de brasileiros no destino.
Veja também as mais lidas do DT
“Barcelona é um destino que sempre está na moda, seja pela excelente localização, variedade gastronômica, agenda cultural permanente, atrativos turísticos, produtos exclusivos como passes, ônibus especiais, além de seus ícones na arquitetura e pintura, como o arquiteto Antonio Gaudí”, cita Josep Anton, CEO do Barcelona Turisme. O executivo ainda citou que em 2016 a cidade ganhará o Museu do Design e o Museu das Culturas do Mundo.
“Barcelona será o nosso foco para ampliar a conectividade do Brasil com a Europa. Existe a possibilidade de aumento da frequência Guarulhos-Barcelona em julho de 2016, tornando-a diária”, disse Igor Miranda, diretor de Vendas Indiretas da Latam em sua apresentação inicial. A Latam deve investir cerca de R$13 bilhões nos próximos dois anos. “Muito deste montante será usado para a transformação da experiência do passageiro. Seja com a aquisição de novas aeronaves, implementação de tecnologia etc e criação do novo hub no Nordeste. Queremos consolidar a marca Latam na América Latina”, conclui Miranda.
“Uma de nossas maiores expectativas é fazer desse voo uma conexão não só do Brasil com a Europa, mas de toda a América do Sul. Em aproximadamente duas horas é possível conectar via Guarulhos os passageiros de Buenos Aires Santiago”, pontua John Peter Paz, gerente de estratégia comercial do segmento turismo da Latam. “Para incrementar o novo voo implementamos uma forte campanha com ações pontuais: anúncios do novo voo em jornais, portais, rádios, banners em shoppings, displays eletrônicos, além de uma forte ação de branding no voo inaugural com distribuição para todos os passageiros de presentes da Latam e do Turismo de Barcelona”, finaliza Paz, que complementou que a ocupação do novo voo é altíssima, mesmo sem citar números e percentuais.
Na rodada de negócios participaram representantes das empresas e instituições: Hotel Alexandra, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Casa Batló, Montserrat, Bali Lomousines, Hotel Colón, Miguel Torres, Vueling e Conde Hotels. Ao final foi servido um almoço com cardápio espanhol.
A Espanha é o único país do Velho Continente que recebe dois voos da Tam (Madri e Barcelona). Os horários do voo entre São Paulo e Barcelona são bastante flexíveis. Sai do Brasil às terças, quintas e domingos às 23h55 e chega na Espanha às 10h30. Já a volta acontece às segundas, quartas e sextas às 17h35, chegando em Guarulhos às 5h30. A aeronave é um B767, com classes econômica e premium business. Para que saibam: a Latam tem uma frota de 318 aeronaves, voa para 135 cidades em 24 países e conta com mais de 53 mil empregados.