Taxa de Ocupação sobe e Diária Média cai em fevereiro de 2024

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Confira os principais indicadores da 44ª edição da Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo, que traz dados sobre taxa de ocupação, diária média e outros aspectos relevantes do setor hoteleiro paulista


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A 44ª edição da Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo traz os indicadores do mês de fevereiro, destacando um pequeno aumento na Taxa de Ocupação/RevPar e uma leve queda na Diária Média em comparação com janeiro de 2024. Entre os dados levantados, nove MRTs tiveram queda nos três indicadores, enquanto apenas quatro apresentaram alta em relação ao mês anterior.

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Pesquisa de Desempenho: Indicadores de fevereiro

Das 16 MRTs consideradas, 13 responderam à pesquisa (81,25%), com destaque para a aceitação de PET, que ficou acima de 65% pelo segundo mês consecutivo. A pesquisa também apresenta indicadores de categoria (Econômico, Midscale e Upscale) e de posicionamento principal do hotel (Corporativo, Lazer ou Ambas Opções).

No total, foram registradas 81,2% de respostas dos associados em fevereiro, contra 87,5% em janeiro. A representatividade dos 394 municípios que responderam registrou 74,62% em fevereiro, contra 82,49% em janeiro. Já a representatividade de Uhs dos municípios que responderam somou 53,92% em fevereiro e 52,60% em janeiro.

O resultado consolidado do Estado mostra que a Taxa de Ocupação em fevereiro de 2024 foi de 50,67%, com uma variação positiva em relação a janeiro. A Diária Média foi de R$ 401,88, com variação negativa em relação ao mês anterior. O RevPar foi de R$ 203,63, com variação positiva em relação a janeiro.

Os indicadores por categoria de hotéis mostram que 47,55% dos hotéis são Econômicos, 42,74% são Midscale e 9,68% são Upscale. Por atividade principal declarada dos hotéis, 65,32% são Corporativos, 23,39% são de Lazer e 11,29% são Ambos.

A pesquisa também apresenta o termômetro de rentabilidade, mostrando que a maioria dos hotéis está com despesas acima de 70% da receita. Diversas fontes de pesquisa parceiras contribuíram com os dados, incluindo a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, o Observatório Regional de Turismo e Eventos de Olímpia, o Visite Campinas, o Observatório do Turismo de SP e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP.

A presidência da ABIH-SP está sob responsabilidade de Ricardo Roman Jr. O desenvolvimento do projeto e a edição do conteúdo da pesquisa foram conduzidos por Roberto Gracioso, membro do Conselho Fiscal da entidade. A gerente operacional Gláucia Sangiovanni é encarregada da coleta, tratamento e administração de dados.

Acesse a íntegra da pesquisa

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