NASHVILLE, Tennessee – Johnny Cash, um dos artistas mais importantes, influentes e respeitados da história da música gravada, foi homenageado no último sábado, 26 de fevereiro, com o lançamento de um novo “Tennessee Music Pathways”.
EDIÇÃO E TRADUÇÃO DO DT com agências
Representantes, amigos e familiares de Cash, e autoridades municipais e estaduais se reuniram na Main Street em Hendersonville na HALO Realty, o local original da editora de música House of Cash, para comemorar a conquista histórica do que teria sido o 90º aniversário do cantor. “Tendo morado em Hendersonville toda a minha vida, sou grato e em dívida com o Tennessee por preservar locais de música críticos e destacar o antigo prédio da House of Cash como um deles”, disse John Carter Cash, filho do artista.
Veja também as mais lidas do DT
“No início dos anos 1970, esse prédio abrigava o estúdio de gravação do meu pai. Ele fez centenas de gravações históricas aqui. Lembro-me de sentar no colo dele e gravar uma música com ele quando eu não tinha mais de quatro anos. Mais tarde, tornou-se o Johnny Cash Museum, trazendo centenas de milhares de visitantes ao condado de Sumner. Em nome do John R Cash Revocable Trust e do resto da minha família, esperamos continuar trabalhando com o estado para desenvolver locais adicionais para que fãs de música e estudantes de história possam continuar aprendendo sobre meu pai, Johnny Cash. “
“Quando surgiu a ideia do Tennessee Music Pathways, foram artistas como Johnny Cash que ajudaram a estabelecer as bases dessa iniciativa estadual”, disse o comissário do Departamento de Desenvolvimento Turístico do Tennessee, Mark Ezell. “De Memphis, Nashville, Hendersonville, Bristol e muito mais, Johnny Cash ajudou a moldar a rica história da música do Tennessee em todo o estado e estamos muito gratos por celebrá-lo e suas grandes contribuições para a música.
Inspiração
Transcendendo rótulos, gêneros e épocas, a música de Johnny Cash foi inspirada no country, folk, rockabilly, gospel, pop e blues. Ao longo de seis décadas de carreira, ele se reinventou constantemente, tornando-se um dos artistas mais celebrados da música americana. Cash fez sua casa em Hendersonville com sua esposa, June Carter Cash, por 35 anos. Roy Orbison e Marty Stuart eram vizinhos próximos da casa de Cash, que Stuart uma vez chamou de “Graceland of Country Music”. Celebridades e artistas eram convidados regulares em sua casa à beira do lago, que foi incendiada em 2007. Visitantes vêm de todo o mundo para homenagear uma das maiores histórias de amor da música no Hendersonville Memory Gardens.
SOBRE JOHNNY CASH:
Nascido em Kingsland, Arkansas, em 26 de fevereiro de 1932, Cash ingressou na Força Aérea em 1950 e mudou-se para Memphis após sua dispensa em 1954.
Assinou com a Sun Records em Memphis em 1955, rompeu com “Folsom Prison Blues” e ” Eu ando na linha.” Depois de assinar com a Columbia em 1958, Cash e sua família se mudaram para a Califórnia, mas a maioria de suas gravações subsequentes foram feitas em Nashville.
Seus sucessos do final dos anos 50 e início dos anos 60 incluíam “Don’t Take Your Guns to Town”, “Ring of Fire”, “Five Feet High and Rising” e muito mais. Em 1966, com o fim de seu primeiro casamento, Cash mudou-se para Nashville.
Mais tarde naquele ano, ele e Waylon Jennings alugaram um apartamento. Então, na primavera de 1967, Cash viu uma casa inacabada na 200 Caudill Drive, em Hendersonville, de frente para o Old Hickory Lake. O construtor, Braxton Dixon, pretendia morar lá, mas Cash convenceu Dixon a terminá-lo para ele. Naquela primavera, Cash começou a namorar June Carter, e eles se juntaram em “Jackson”, um hit country número 2.
Em 13 de janeiro de 1968, Cash e Carter se apresentaram na Folsom Prison, na Califórnia, e o álbum resultante se tornou o álbum country mais vendido de todos os tempos.
Em 1º de março de 1968, Cash e Carter se casaram e se mudaram para a casa em Caudill Drive.
Em abril de 1969, Cash começou a filmar sua popular série de TV da ABC “The Johnny Cash Show” em Nashville, e seu álbum de um show de fevereiro na prisão de San Quentin ficou entre os álbuns mais vendidos do ano.
Em janeiro de 1969, Cash e Carter compraram o Plantation Dinner Theatre na 700 East Main Street em Hendersonville, convertendo-o em um estúdio de gravação e suíte de escritório para a editora de música House of Cash. Mais tarde, tornou-se um Museu Johnny Cash.
Em abril de 1979, Cash e Carter receberam a estação de trem Amqui em Madison, Tennessee, e foi transportada para o terreno da House of Cash para servir como loja.
O último videoclipe de Cash, “Hurt”, foi filmado na House of Cash e na residência de Caudill Drive. Johnny Cash e June Carter moraram na casa em Caudill Drive até a morte de Carter em 15 de maio de 2003, e a morte de Cash no dia 12 de setembro seguinte. Eles foram enterrados no Hendersonville Memory Gardens.