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Trem turístico entre Rio de Minas será entregue em 2025

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Uma nova experiência em trem turístico está prestes a revolucionar o turismo no Rio de Janeiro. Previsto para o primeiro semestre de 2025, o trajeto ferroviário entre as cidades de Três Rios e Sapucaia, na divisa com Minas Gerais, promete encantar os viajantes com paisagens serranas de tirar o fôlego.

André Moura, repórter do DT

Com 36 quilômetros de extensão, a rota será uma viagem pelo tempo e pela beleza natural da região, com o selo de qualidade da VLI e da ONG Movimento Nacional Amigos do Trem, responsáveis pela iniciativa.

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O projeto já foi formalizado por meio de um Contrato Operacional Específico (COE), que aguarda aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para dar início à operação. Para torná-lo realidade, a VLI disponibilizou quatro locomotivas à ONG Amigos do Trem, além de investir cerca de R$ 40 milhões na recuperação do trecho ferroviário, pertencente à malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Um convite à história e ao ecoturismo

O percurso começa em Três Rios, cidade que combina um rico patrimônio histórico dos séculos XIX e XX com opções de ecoturismo. Além disso, é cortada pelo icônico Caminho Velho da Estrada Real, rota histórica utilizada para o escoamento de ouro das terras mineiras. A poucos quilômetros dali, o trem cruza Chiador, em Minas Gerais, antes de chegar ao destino final, Sapucaia. Pequena e acolhedora, Sapucaia tem cerca de 17.700 habitantes e oferece um charme típico de cidades interioranas, com apelos naturais e históricos únicos.

Outro atrativo da nova rota é sua proximidade com importantes polos turísticos, como a capital fluminense e Juiz de Fora, em Minas Gerais, ampliando as possibilidades de integração entre diferentes destinos da região Sudeste.

Ferrovia Centro-Atlântica: muito além do turismo

A FCA, maior ferrovia do Brasil, desempenha papel crucial na logística nacional, interligando regiões estratégicas como Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Atualmente focada no transporte de cargas como milho, soja, açúcar e combustíveis, a FCA abre espaço para projetos de turismo como o de Três Rios e Sapucaia, um exemplo de como trechos subutilizados podem ganhar novas vocações.

Fábio Marchiori, CEO da VLI, reforça a visão inovadora da companhia: “A devolução de trechos não operacionais prevista na renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica poderá originar novas possibilidades de operação similares, uma vez que a concessão é vocacionada para o transporte de carga geral”, explica o executivo.

Um Rio de Janeiro sobre trilhos

A proposta une-se a outras iniciativas de sucesso no estado, como o emblemático Trem do Corcovado, que leva turistas ao topo do Cristo Redentor, e o Trem Miguel Pereira, uma charmosa locomotiva estilo Maria-Fumaça. A nova rota, além de fortalecer o turismo ferroviário, promete ser um convite irresistível à descoberta de cenários e histórias do interior fluminense.

Seja pelo impacto cultural, pela integração regional ou pelo puro encantamento das paisagens, a viagem entre Três Rios e Sapucaia tem tudo para se tornar uma das experiências mais cativantes para quem deseja redescobrir o Brasil sobre trilhos.

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