O encontro de negócios acontece nestas 4a. e 5a. feiras, dias 18 e 19, e reunirá 31 fornecedores entre localidades, produtos e serviços da França, que desembarcam no País com o que há de mais atual no segmento luxo. A oferta será apresentada a 205 buyers do trade nacional. O France Excellence 2024 – América Latina tem à frente o Atout France, órgão de promoção turística do destino no Brasil, em parceria com a Galerie Lafayette e será realizado no espaço AYA HUB, dentro do complexo Cidade Matarazzo, na capital paulista
*Por Cecília Fazzini, colaboradora do DIÁRIO
Na coletiva de imprensa, realizada na manhã desta 3ª. Feira (17), foi dada a largada para a oportunidade de unir fornecedores e compradores e também difundir, através de conteúdos, a elegância e exclusividade no modo de receber francês. Reunidos os parceiros comerciais, junto ao Atout France, afirmaram em uma só voz que o requinte, cada vez mais, se apresenta ao visitante que percorre o território francês associado ao conceito de sustentabilidade.
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Sofisticado e à moda francesa, o avant premier do France Excellence que exalta L`Art de Revivre à la Française (A arte de (re)viver à francesa), aconteceu no requintado antiquário Arnaldo Danemberg Collection, na região paulistana dos jardins.
Caroline Putnoki, Diretora do Atout France para a América do Sul, reiterou os avanços do France Excellence que, a cada edição, consolida a capacidade do luxo francês de se reinventar e de se recriar. E o recado, de acordo com ela, será dado a um universo de profissionais do setor de viagens de 12 diferentes estados brasileiros. E, segundo ela, não passa despercebido para os expositores do evento, o fato do viajante brasileiro ter o destino do topo da preferência quando decide embarcar para a Europa. “Anualmente a França recebe 800 mil brasileiros/ano, ficando no ranking de entradas naquele país – fora dos procedentes europeus – apenas atrás dos Estados Unidos e Canadá”.
Com foco na beleza e na peculiaridade com que encara o luxo, Putnoki lembrou que o apego francês a estes princípios resgata tradição e se difunde não apenas no segmento do turismo, mas também na arte da culinária, na moda, nos vinhos, nos perfumes entre outros, o que remonta à uma reincidência secular.
Anfitrião do encontro com a mídia especializada e proprietário do antiquário, Arnaldo Danemberg, declarou sua paixão pelo modo francês de ser e receber, ele, que reúne em seu espaço móveis e utensílios de diversas épocas, vindos da França e que passam por restauro pelas mãos de artesãos brasileiros, numa leitura de responsabilidade com o meio ambiente. “São peças impregnadas de história”, acentuou.
Novos voos e novos mercados emissores
Manuel Flahault, diretor geral América do Sul da Air France, companhia de bandeira e que empresta o apoio ás sucessivas realizações anuais do France Excellence, considerou acertada a sintonia do evento com a sustentabilidade e pontuou tratar-se de um dos maiores desafios hoje a serem conciliados no universo da aviação comercial. A meta da aérea é reduzir em até 30% a emissão de carbono até 2030 e neutro carbono até 2050.
A nova rota Salvador – Paris , que entra em operação no próximo dia 28 de outubro, com três voos semanais (às segundas, quintas-feiras e sábados), contará com a frota mais moderna da companhia, formada pelas aeronaves Airbus 750. Conforme o executivo, a nova praça que abarcará mercados emissores importantes do Nordeste e Centro-Oeste brasileiro, nas classes Premium, Business e Econômica, somará mais mil assentos por semana.
De acordo com o executivo, as reservas se mostram promissoras, embora ainda seja prematuro falar em nível de ocupação. A Air France já opera três voos semanais a partir de Fortaleza, que no inverno europeu passarão a cinco partidas por semana. A estratégia é estabelecer uma via de mão dupla, para receber turistas que partem da França, em busca do calor das praias brasileiras e, na outra direção, atender a viajantes do interior do Brasil que passam a contar com voo direto e um aeroporto a cerca de duas horas de seu ponto de origem.
Vinho, champanhe e meio ambiente
Em sintonia com o France Excellence, a fabricante da icônica champanhe e vinhos Moët&Chandon, também atua de forma sensível às condições climáticas dos campos de lavoura e da vida das pessoas que nela trabalham Mateus Godoy, Brand Manager da empresa, considerou durante o evento que estar na dianteira de um segmento obriga à maior responsabilidade para inspirar outros atores do mercado, além de preservar as tradições e, seguramente, segundo ele, o patrimônio natural, a partir da prática de uma agricultura afinada com a causa do meio ambiente, que é empregada nas plantações há uma década.
Entre as outras medidas que buscam provocar impacto positivo, confirma Godoy, estão a redução no peso das garrafas e na quantidade de cartuchos. Até 2030 a Moët&Chandon trabalha com o propósito de diminuir em 50% a emissão de carbono. Este ano a marca comemora seus nada menos do que 280 anos.
Consumidor brasileiro na mira
O interesse do brasileiro em compras está na mira de Thierry Vannier – diretor de desenvolvimento de clientes internacionais e MKT operacional da Galeries Lafayette. Esta edição do France Excellence tem, conforme ele, um sabor especial não apenas pela importância do mercado local para o negócio que representa, mas pelo fato da emblemática loja estar em plena comemoração de seus 130 anos.
“Além da importante data, temos a festejar o período pós-pandemia, antecipado pela fase difícil quando tivemos que baixar as portas por 100 dias, no ano de 2020 e 100 dias, no ano seguinte, sem dispensar nossos funcionários”, relembra ao destacar que hoje a loja emprega 6 mil pessoas. Também adiantou a temática do Natal 2024 na Galeries, missão designada a 50 designers, que além de buscarem o chamamento de muita luz na decoração, utilizaram material reciclado para compor os enfeites.
Elegância responsável nos conteúdos
A argentina Diana Verde Nieto, radicada em Londres e especialista em ESG e fundadora da corporação Positive Luxury, será a responsável pela palestra “Reimaginando o Luxo”, que acontece amanhã (18) destinada a levar aos presentes do France Excellence o tema extraído do livro de sua autoria: Reimagining Luxury.
A obra traduz 28 anos da carreira profissional da palestrante. Durante a coletiva de imprensa, ela sentenciou que “a indústria do luxo inova e investe mais do que ninguém para fazer as mudanças.” Na essência ela defende não opulência e o não desperdício e ensina, “ao invés de comprar mais, optar por compra melhor.”
Evelyne de Mascarel, que tem larga vivência em etiqueta francesa, defendeu a polidez e educação como fundamentais, não só para revestir de requinte o jeito de agir francês, mas sobretudo no olhar generoso para com o outro.
“Nas coisas mais simples e que se reconhece a relação e o respeito mútuo”, assinalou ela, para quem na vida familiar ou na diplomacia, tudo precisa reproduzir este conceito. No dia 19, 5ª. Feira, a palestra de Mascarel – que é fundadora do SavoirVivre.today, terá como tema “A Etiqueta Francesa e o Luxo do Século XXI.
As palestras do France Excellence acontecem às 8h30, seguidas pelas rodadas de negócios.