Tudo pronto para a 4ª edição do France Excellence, encontro de negócios que une luxo e sustentabilidade

Continua depois da publicidade

O encontro de negócios acontece nestas 4a. e 5a. feiras, dias 18 e 19, e reunirá 31 fornecedores entre localidades, produtos e serviços da França, que desembarcam no País com o que há de mais atual no segmento luxo. A oferta será apresentada a 205 buyers do trade nacional. O France Excellence 2024 – América Latina tem à frente o Atout France, órgão de promoção turística do destino no Brasil, em parceria com a Galerie Lafayette e será realizado no espaço AYA HUB, dentro do complexo Cidade Matarazzo, na capital paulista

*Por Cecília Fazzini, colaboradora do DIÁRIO

Na coletiva de imprensa, realizada na manhã desta 3ª. Feira (17), foi dada a largada para a oportunidade de unir fornecedores e compradores e também difundir, através de conteúdos, a elegância e exclusividade no modo de receber francês. Reunidos os parceiros comerciais, junto ao Atout France, afirmaram em uma só voz que o requinte, cada vez mais, se apresenta ao visitante que percorre o território francês associado ao conceito de sustentabilidade.

Veja também as mais lidas do DT

Sofisticado e à moda francesa, o avant premier do France Excellence que exalta L`Art de Revivre à la Française (A arte de (re)viver à francesa), aconteceu no requintado antiquário Arnaldo Danemberg Collection, na região paulistana dos jardins.

Caroline Putnoki, Diretora do Atout France para a América do Sul, reiterou os avanços do France Excellence que, a cada edição, consolida a capacidade do luxo francês de se reinventar e de se recriar. E o recado, de acordo com ela, será dado a um universo de profissionais do setor de viagens de 12 diferentes estados brasileiros. E, segundo ela, não passa despercebido para os expositores do evento, o fato do viajante brasileiro ter o destino do topo da preferência quando decide embarcar para a Europa. “Anualmente a França recebe 800 mil brasileiros/ano, ficando no ranking de entradas naquele país – fora dos procedentes europeus – apenas atrás dos Estados Unidos e Canadá”.

Caroline Putnoki, Diretora do Atout France para a América do Sul (Foto: Cecília Fazzini / DT)
Caroline Putnoki, Diretora do Atout France para a América do Sul (Foto: Cecília Fazzini / DT)

Com foco na beleza e na peculiaridade com que encara o luxo, Putnoki lembrou que o apego francês a estes princípios resgata tradição e se difunde não apenas no segmento do turismo, mas também na arte da culinária, na moda, nos vinhos, nos perfumes entre outros, o que remonta à uma reincidência secular.

Anfitrião do encontro com a mídia especializada e proprietário do antiquário, Arnaldo Danemberg, declarou sua paixão pelo modo francês de ser e receber, ele, que reúne em seu espaço móveis e utensílios de diversas épocas, vindos da França e que passam por restauro pelas mãos de artesãos brasileiros, numa leitura de responsabilidade com o meio ambiente. “São peças impregnadas de história”, acentuou.

Arnaldo Danemberg, do antiquário homônimo, "paixão pelo modo de ser e receber dos franceses".
Arnaldo Danemberg, do antiquário homônimo, “paixão pelo modo de ser e receber dos franceses” (Foto: Cecília Fazzini / DT)

Novos voos e novos mercados emissores

Manuel Flahault, diretor geral América do Sul da Air France, companhia de bandeira e que empresta o apoio ás sucessivas realizações anuais do France Excellence, considerou acertada a sintonia do evento com a sustentabilidade e pontuou tratar-se de um dos maiores desafios hoje a serem conciliados no universo da aviação comercial. A meta da aérea é reduzir em até 30% a emissão de carbono até 2030 e neutro carbono até 2050.

A nova rota Salvador – Paris , que entra em operação no próximo dia 28 de outubro, com três voos semanais (às segundas, quintas-feiras e sábados), contará com a frota mais moderna da companhia, formada pelas aeronaves Airbus 750. Conforme o executivo, a nova praça que abarcará mercados emissores importantes do Nordeste e Centro-Oeste brasileiro, nas classes Premium, Business e Econômica, somará mais mil assentos por semana.

Manuel Flahault, Diretor geral América do Sul da Air France: "novo voo Salvador-Paris vai incrementar fluxo turístico nas duas mãos"
Manuel Flahault, Diretor geral América do Sul da Air France: “novo voo Salvador-Paris vai incrementar fluxo turístico nas duas mãos” (Foto: Cecília Fazzini / DT)

De acordo com o executivo, as reservas se mostram promissoras, embora ainda seja prematuro falar em nível de ocupação. A Air France já opera três voos semanais a partir de Fortaleza, que no inverno europeu passarão a cinco partidas por semana. A estratégia é estabelecer uma via de mão dupla, para receber turistas que partem da França, em busca do calor das praias brasileiras e, na outra direção, atender a viajantes do interior do Brasil que passam a contar com voo direto e um aeroporto a cerca de duas horas de seu ponto de origem.

Vinho, champanhe e meio ambiente

Em sintonia com o France Excellence, a fabricante da icônica champanhe e vinhos Moët&Chandon, também atua de forma sensível às condições climáticas dos campos de lavoura e da vida das pessoas que nela trabalham Mateus Godoy, Brand Manager da empresa, considerou durante o evento que estar na dianteira de um segmento obriga à maior responsabilidade para inspirar outros atores do mercado, além de preservar as tradições e, seguramente, segundo ele, o patrimônio natural, a partir da prática de uma agricultura afinada com a causa do meio ambiente, que é empregada nas plantações há uma década.

Espaço Arnaldo Danemberg Collectiom, onde aconteceu o encontro do Atout France com a imprensa
Espaço Arnaldo Danemberg Collectiom, onde aconteceu o encontro do Atout France com a imprensa

Entre as outras medidas que buscam provocar impacto positivo, confirma Godoy, estão a redução no peso das garrafas e na quantidade de cartuchos. Até 2030 a Moët&Chandon trabalha com o propósito de diminuir em 50% a emissão de carbono. Este ano a marca comemora seus nada menos do que 280 anos.

Consumidor brasileiro na mira

O interesse do brasileiro em compras está na mira de Thierry Vannier – diretor de desenvolvimento de clientes internacionais e MKT operacional da Galeries Lafayette. Esta edição do France Excellence tem, conforme ele, um sabor especial não apenas pela importância do mercado local para o negócio que representa, mas pelo fato da emblemática loja estar em plena comemoração de seus 130 anos.

“Além da importante data, temos a festejar o período pós-pandemia, antecipado pela fase difícil quando tivemos que baixar as portas por 100 dias, no ano de 2020 e 100 dias, no ano seguinte, sem dispensar nossos funcionários”, relembra ao destacar que hoje a loja emprega 6 mil pessoas. Também adiantou a temática do Natal 2024 na Galeries, missão designada a 50 designers, que além de buscarem o chamamento de muita luz na decoração, utilizaram material reciclado para compor os enfeites.

Espaço Arnaldo Danemberg Collectiom, onde aconteceu o encontro do Atout France com a imprensa
Espaço Arnaldo Danemberg Collectiom, onde aconteceu o encontro do Atout France com a imprensa

Elegância responsável nos conteúdos

A argentina Diana Verde Nieto, radicada em Londres e especialista em ESG e fundadora da corporação Positive Luxury, será a responsável pela palestra “Reimaginando o Luxo”, que acontece amanhã (18) destinada a levar aos presentes do France Excellence o tema extraído do livro de sua autoria: Reimagining Luxury.

A obra traduz 28 anos da carreira profissional da palestrante. Durante a coletiva de imprensa, ela sentenciou que “a indústria do luxo inova e investe mais do que ninguém para fazer as mudanças.” Na essência ela defende não opulência e o não desperdício e ensina, “ao invés de comprar mais, optar por compra melhor.”

Diana Verde Nieto e Evelyne de Mascarel, farão palestras respectivas sobre sustentabilidade no luxo e etiqueta francesa.
Diana Verde Nieto e Evelyne de Mascarel, farão palestras respectivas sobre sustentabilidade no luxo e etiqueta francesa.

Evelyne de Mascarel, que tem larga vivência em etiqueta francesa, defendeu a polidez e educação como fundamentais, não só para revestir de requinte o jeito de agir francês, mas sobretudo no olhar generoso para com o outro.

“Nas coisas mais simples e que se reconhece a relação e o respeito mútuo”, assinalou ela, para quem na vida familiar ou na diplomacia, tudo precisa reproduzir este conceito. No dia 19, 5ª. Feira, a palestra de Mascarel – que é fundadora do SavoirVivre.today, terá como tema “A Etiqueta Francesa e o Luxo do Século XXI.

As palestras do France Excellence acontecem às 8h30, seguidas pelas rodadas de negócios.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade