Toni Sando destaca o poder transformador do turismo de raízes

Continua depois da publicidade

O turismo de raízes está em alta e pode ser a chave para conectar histórias, fortalecer identidades e impulsionar a economia brasileira. Essa foi a mensagem central de Toni Sando, presidente da Unedestinos, durante o 6º Fórum Brasileiro de Turismo, realizado no último dia 18 de novembro, na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), em São Paulo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Toni ressaltou que o Brasil possui um vasto potencial inexplorado no turismo interno, especialmente em destinos ligados às origens das pessoas. “O Brasil não conhece o Brasil. Por que não explorar o que está a apenas 100 quilômetros de distância? Antes de sonhar com viagens internacionais, precisamos redescobrir o nosso próprio país”, provocou ele, reforçando que o paulista, o carioca ou o baiano, muitas vezes, não conhecem plenamente as riquezas de seus estados de origem.

Veja também as mais lidas do DT

O presidente destacou ainda o papel do turismo de raízes no fortalecimento do setor de maneira sustentável. Segundo ele, a modalidade vai muito além de viagens ao exterior em busca de origens familiares. “É também sobre receber visitantes que vêm ao Brasil para entender como suas famílias prosperaram aqui. Libaneses, japoneses, portugueses, italianos e tantos outros que compõem nossa diversidade cultural querem vivenciar os mesmos lugares por onde seus ancestrais passaram”, afirmou.

Toni convocou os presentes a olhar para suas próprias regiões e criar experiências que contemplem essa conexão entre histórias de vida e destinos. “Há um enorme potencial para elaborar produtos turísticos que deem protagonismo às experiências e inspirem os visitantes a enxergar os lugares sob uma nova perspectiva.”

Turismo de Raízes
Toni convocou os presentes a olhar para suas próprias regiões e criar experiências que contemplem essa conexão entre histórias de vida e destinos

Turismo no interior de São Paulo em destaque

A força do turismo de raízes se conecta diretamente ao interior de São Paulo, uma das regiões mais procuradas por viajantes em busca de experiências culturais e históricas. De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, destinos como Campos do Jordão, Aparecida, Holambra, Brotas e a região do Circuito das Águas Paulista estão entre os mais visitados. Seja para desfrutar do charme europeu da Serra da Mantiqueira, a espiritualidade de Aparecida ou o turismo de aventura em Brotas, o estado oferece roteiros diversificados que atendem a diferentes perfis de turistas.

Além disso, cidades históricas como Itu, conhecida como o berço da “República”, e Piracicaba, com suas tradições caipiras e belezas naturais, reforçam o papel do estado como destino ideal para quem busca se reconectar com a essência cultural brasileira.

A mensagem de Toni Sando e os dados sobre o turismo paulista apontam para uma tendência clara: valorizar nossas origens não é apenas uma questão de identidade, mas também uma oportunidade de desenvolvimento sustentável e econômico para o país.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade