Autoridades argentinas planejam aumentar taxas de turismo em razão dos números nada favoráveis em 2024
REDAÇÃO DO DT
Viajar para a Argentina ficará mais caro, pois o país aumentará suas taxas turísticas. O objetivo do governo argentino é ampliar a arrecadação de fundos por conta da queda no turismo. A medida pode enfraquecer a competitividade comparado com outros destinos internacionais.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com o portal argentino Ladevi, além do aumento das taxas turísticas, o governo estuda implementar novas cobranças em parques e cidades que antes não possuíam taxas.
A ideia é conseguir injetar recursos no setor devido uma queda no turismo do país e a apresentação de uma baixa ocupação hoteleira.
Todavia, a criação de novas taxas pode afastar ainda mais o turismo nacional e internacional por conta do elevado custo.
Turismo interno registra queda em 2024
Em 2024, o turismo interno argentino registrou queda significativa quando comparado ao ano de 2023. No inverno deste ano o impacto econômico foi de 1,2 milhão de dólares, 22% a menos que no ano anterior.
Por conta dos números nada favoráveis, municípios e províncias da Argentina estudam aumentar ou implementar taxas turísticas que giram em torno de US$ 1 a US$ 10, a partir do próximo ano.
Novos preços em parques argentinos
O aumento também deverá se estender aos parques do país. No caso do Parque Nacional Iguazú, o governo estuda aumentar de 10.000 pesos para 15.000 pesos.
Já o Parque Nacional Tierra del Fuego, em Ushuaia, já implementou um reajuste na taxa de 10.000 pesos para 12.000 pesos.
Leia também:
Canadá lidera ranking das melhores cidades para viver nas Américas