Porto Alegre tem investido fortemente no fortalecimento de sua imagem turística por meio de ações integradas entre o poder público, o trade e instituições parceiras. Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO TURISMO, conduzida pelo jornalista Paulo Atzingen durante sua passagem pela capital gaúcha, Juliane Noschang — coordenadora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Porto Alegre — detalha como eventos culturais tradicionais, dados estratégicos e iniciativas voltadas ao público internacional contribuem para consolidar o turismo em Porto Alegre.
DIÁRIO — De que maneira a Feira do Livro, o Acampamento Farroupilha e outros eventos culturais tradicionais e fixos no calendário do município de Porto Alegre contribuem para a promoção da imagem turística da cidade?
JULIANE NOSCHANG — Porto Alegre tem uma cena cultural viva e vibrante durante todo o ano. Eventos como a Feira do Livro e o Acampamento Farroupilha são expressões culturais consolidadas, com forte ligação afetiva com a população local — o que, naturalmente, atrai turistas. Um ponto relevante, especialmente em relação à Feira do Livro, é a ocupação do Centro Histórico. Ela acontece entre museus e espaços tombados, e essa ativação convida à visitação, promovendo um novo olhar sobre esses lugares.


DIÁRIO — Qual a fonte de dados utilizada para quantificar o número de turistas, tanto de lazer quanto de negócios? Os dados são provenientes de levantamentos da ABIH-RS, da Infraero, de institutos de pesquisa próprios ou da Embratur?
JULIANE NOSCHANG — Utilizamos dados de diferentes fontes: SINDHA (Sindicato de Hospedagem e Alimentação), que nos fornece mensalmente a taxa de ocupação hoteleira; dados da Fraport, relativos ao aeroporto; informações da Embratur e também do Governo do Estado. Além disso, recorremos ao compset, ferramenta que compara desempenho hoteleiro entre cidades similares.
DIÁRIO — E quais são os números mais recentes de chegada e dias de permanência desses turistas em Porto Alegre?
JULIANE NOSCHANG — Atualmente, a média de permanência dos turistas em Porto Alegre é de dois dias. Esses dados vêm de uma pesquisa por telefonia, realizada em parceria entre Sebrae e SETUR, em 2022. Em 2025, observamos um crescimento expressivo: em setembro, a taxa média de ocupação hoteleira alcançou 71,14%. No entanto, ainda não temos uma medição precisa do fluxo total de turistas. Estamos buscando soluções tecnológicas para isso, além de realizar pesquisas em eventos e firmar parcerias com instituições especializadas para aprimorar essa coleta.



DIÁRIO — Quais iniciativas ou ações, caso existam, são implementadas para incentivar a permanência de turistas argentinos em Porto Alegre? Refiro-me àqueles que transitam pela cidade a caminho ou de volta das praias ou outras localidades. Há algum plano específico para prolongar sua estadia, seja na chegada ou na partida?
JULIANE NOSCHANG — Sim, temos realizado diversas ações nos últimos anos com esse objetivo. Construímos um plano de marketing em parceria com o Sebrae e com a participação de entidades do trade turístico. Criamos um programa de desenvolvimento de novas experiências turísticas e participamos, junto ao Estado, das principais feiras B2B — como a FIT Buenos Aires. Realizamos famtours e press tours com profissionais da Argentina, Uruguai e Peru. Também desenvolvemos materiais promocionais em espanhol, junto com o CVB, incluindo um catálogo completo com experiências disponíveis na cidade. Incentivamos os receptivos locais a criarem produtos voltados a esse público e a participarem de eventos segmentados. Estamos intensificando o relacionamento com companhias aéreas, oferecendo capacitação a agentes de viagens e promovendo parcerias com marcas locais para aumentar a presença de Porto Alegre em feiras internacionais. Além disso, participamos da construção do plano tático de marketing do Estado, com foco em mercados prioritários.
O conjunto de ações reforça o posicionamento estratégico da capital gaúcha como destino cultural e de negócios, ampliando o alcance do turismo em Porto Alegre para além das fronteiras nacionais.

*O jornalista teve o apoio do VISITE PORTO ALEGRE (POACVB) durante sua estadia na cidade
LEIA TAMBÉM:
Hotel inundado pela obra do Poeta Mário Quintana em Porto Alegre




