Turismo ferroviário: Grupo de trabalho viaja na Litorina da CPTM

Continua depois da publicidade

Representantes do poder público e privado fizeram uma viagem a bordo da Litorina, da CPTM, para falar sobre o desenvolvimento do turismo ferroviário em SP

Na manhã desta quarta-feira, 05, a CPTM sediou a primeira reunião do grupo de trabalho para desenvolvimento do Turismo Ferroviário no Estado de São Paulo. Inclusive, a reunião aconteceu em uma viagem a bordo da Litorina, partindo da Estação da Luz, com destino à vila ferroviária de Paranapiacaba.

Além disso, o evento, que reuniu representantes das empresas ligadas à Secretaria de Transporte Metropolitano (STM) e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, foi um marco simbólico para os próximos passos. Eles incluem: identificar e criar oportunidades de novos projetos e roteiros. Além de fomentar, potencializar e promover atrações dentro do turismo ferroviário.

Autoridades se reúnem em prol do turismo ferroviário

Na ocasião, os presentes foram recebidos por Pedro Moro, presidente da CPTM.

Inclusive, o encontro contou com a presença do Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto Alves de Lucena. Também da Secretária Executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciane Farias Leite; do Secretário Executivo dos Transportes Metropolitanos, Manoel Marcos Botelho. Além do diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, Jose Marcos Miziara Filho.

Veja também as mais lidas do DT

Desenvolvimento do setor em São Paulo

O objetivo da SETUR-SP é acrescentar pelo menos 10 trens turísticos à malha ferroviária do estado, como Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista, Tambaú-Ribeirão Pires, entre outros.

Em duas horas de conversas, os porta-vozes compartilharam os desafios e as boas práticas de um transporte com grande apelo turístico, em um estado que apresenta mais de 12 mil Km de ferrovias.

“Podemos usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros para os principais destinos do nosso estado. Atualmente temos apenas 250 Km sendo usados para o turismo e esse número pode aumentar”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.

Ainda, entre os objetivos estratégicos, o grupo trabalhará para traçar o diagnóstico atual do turismo ferroviário no Estado de São Paulo. Além de definir indicadores e propostas das operadoras e implantar metas.

Grupo de trabalho se reuniu para falar sobre o turismo ferroviário no estado
Grupo de trabalho se reuniu para falar sobre o turismo ferroviário no estado (Foto: Divulgação SETUR-SP)
Próximos passos do turismo rodoviário

Nos próximos 60 dias, será apresentado um documento com as principais demandas do grupo de trabalho. Além de metas de curto, médio e longo prazos que servirão de base para o Programa Estadual de Turismo Ferroviário de SP.

“Além do apelo turístico, o transporte ferroviário tem o papel de valorizar a cultura de um estado cuja história deve boa parte de seu desenvolvimento aos ferroviários. Precisamos literalmente colocar São Paulo de volta nos trilhos”, completou o secretário.

O grupo de trabalho se reuniu a bordo de uma Litorina, categoria de trens de passeio de luxo, e o desembarque aconteceu na estação de Paranapiacaba, distrito de Santo André.

Para saber mais, acesse o site oficial da Secretaria.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Esses trens turísticos sabemos que é tudo utopia, promessas eleitoreiras ,o trem na verdade só é mantido na grande são Paulo devido o tamanho e ainda a força da população, que necessita e ainda reconhece como o transporte de grande massa da população, agora trem de grande distância e turismo ainda é e vai ser sempre ilusão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade