Por Tárcia Oreste (Repórter freelancer do DIÁRIO)*
Muitos turistas tentam se aventurar pelas estradas de terra do Jalapão. O que muitos não sabem é que um carro com tração 4×4 é um grande diferencial para evitar o atolamento. Num calor de 40ºC, e sem experiência neste tipo de estrada, o que era para ser um passeio deslumbrante, pode virar uma dor de cabeça.
Agências de turismo que operam no local atuam de forma consciente. A intenção de manter o meio-ambiente com a menor influência humana vem em primeiro lugar. Ricardo Moretti, guia de turismo da Livre Expedições defende a manutenção da estrada de terra e o 4×4 como a melhor alternativa para um turismo sustentável. “O Parque Estadual do Jalapão é muito novo e precisa haver limitação de pessoas para conservar os atrativos. Manter o 4×4 é importante. Como guia, podemos continuar orientando as pessoas sobre o que podem ou não fazer e tirar do parque”, comenta.
Veja também as mais lidas do DT
A Livre Expedições segue as orientações do Instituto Natureza do Tocantins, o Naturatins, que tem o objetivo de promover a proteção e o controle ambiental, assim como a utilização racional dos recursos ambientais no Jalapão. É indicado aos turistas que procurem por agências reguladas para realizar os passeios.
*O DIÁRIO DO TURISMO viajou ao Jalapão a convite da Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur)