Apelo forte em novos atrativos como herança cultural dos italianos e uma dezena de rotas que abraçam o afro-turismo como tema que compõem as novidades na oferta de São Paulo. E a proposta do destino ainda inclui convite à maior conectividade, visando maior aproximação inclusive com o público do exterior, ao apresentar a nova assistente virtual inteligente, numa parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau.
O estande no turismo oficial do Estado de São Paulo ganha cores e um toque de tecnologia a mais durante a participação na 11ª edição da WTM Latin America, que acontece até a próxima quarta-feira (17), no Expo Center Norte, em São Paulo. Em sintonia com a proposta da feira de promover a diversidade e produtos turísticos sustentáveis, o órgão de promoção turística paulista mostrou em primeira mão ao público do evento, nesta segunda-feira (15), o Guia de Turismo de Raízes – Cultura Italiana. A publicação, também disponibilizada no formato virtual, além de exaltar a saga dos imigrantes, iniciada há 150 anos, promove localidades que guardam vínculo com a cultura dos primeiros colonos, que desembarcaram de seu país de origem para o trabalho na lavoura no Estado.
O secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, ressaltou o legado deixado pelos italianos e, ao lado de chefes do executivo de cidades como Mococa e Vinhedo e Mogi-Mirim e de representantes do consulado italiano no Brasil. Saudou a iniciativa que valoriza a cultura, as particularidades impressas pelos italianos, sobretudo nos costumes e na gastronomia. Vicenzo Bologna, representante do Consulado Italiano em São Paulo, ressaltou a importância do novo guia e das comemorações que demarcam a chegada dos italianos ao Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
Ações
O turismo paulista se fortalece em outras frentes, como a campanha em parceria com a operadora espanhola El Corte Inglês; uma nova rota turística integrando São Paulo ao Litoral Norte; uma página exclusiva sobre a Mata Atlântica, com destaque para o Vale do Ribeira, no portal da Unesco World Heritage, e a divulgação dos resultados do maior programa de crédito turístico do país, o Creditur SP que já liberou R$ 1 bilhão em empréstimo democratizado e humanizado para fomentar o setor, dos quais R$ 620 milhões via prefeituras.
Um ponto alto do evento de apresentação no estande foi o anúncio da retomada das operações no Aeroporto de São José dos Campos, conectado com 20 destinos nacionais, que estimula o alcance de atrativos, em especial do Vale do Paraíba e Litoral Norte paulista.
A Inteligência Artificial, aliada da promoção
Batizada de Lia, a nova sensação é a atendente virtual que ocupa um totem interativo no estande da Secretaria, divulgando as ações do turismo na feira e os principais destinos de viagem de SP. Com recursos de áudio, texto e vídeo, estabelece conexões entre o conteúdo e o perfil do usuário, proporcionando uma experiência rica de significados, do início ao fim, em português, inglês, espanhol, francês e alemão.
São Paulo participa da WM com estande de 204 metros quadrados, ocupados por 25 regiões turísticas do estado.
Veja mais fotos:
Por Cecília Fazzini, do DIÁRIO