Enquanto o trecho Rio-SP aumentou 37% em um ano, ofertas podem chegar a índices de 75%. Uso de tecnologia e competição digital no turismo rodoviário amplia oportunidades de desconto a consumidores
Quem escolheu viajar de ônibus neste final de ano deve ter percebido que o preço médio das passagens teve um aumento acima da inflação nos últimos 12 meses, com altas entre 30% e até 60% em alguns dos trechos mais procurados no país.
Por outro lado, as promoções estão muito mais frequentes, com reduções que chegam a 75% do preço médio. É o que aponta uma pesquisa da startup BuscaOnibus, plataforma de comparação de preços do mercado rodoviário e de outros modais (avião, caronas etc.), que concentra dados de mais de 250 empresas do setor no país.
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O trecho com maior demanda do país, Rio/São Paulo, teve um aumento de 37% no valor da passagem neste dezembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Porém, com o aumento da competição no mercado digital, empresas passam a oferecer descontos mais agressivos – nesta mesma linha, é possível encontrar passagens a R$ 9,90, um valor 75% abaixo da maior promoção realizada em dezembro/21, R$ 44.08.
No Sul, a linha Curitiba-Florianópolis apresenta comportamento semelhante: em 12 meses, o valor médio da passagem subiu 63% (de R$ 88 para R$ 144). Na comparação com a melhor oferta oferecida em dezembro passado, o desconto, porém é de 55% (com passagens oferecidas a R$ 19,90 atualmente).
Preços mais altos que a inflação
“O impacto no preço médio vem em função das perdas durante a paralisação na pandemia, somado ao custo dos combustíveis, mas ao mesmo tempo as empresas hoje conseguem usar mais tecnologia para oferecer descontos agressivos e até mesmo em veículos premium – como leito, semileito e cama. A competição no digital entre startups do setor e viações tradicionais tem proporcionado uma nova realidade no mercado”, avalia José Almeida, fundador e CEO do BuscaOnibus.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
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