Turistas ‘sustentáveis’ de Copenhague ganharão comida e passeios

Continua depois da publicidade

Ações como coleta de lixo, uso do transporte público ou reciclagem vão beneficiar os turistas de Copenhague de julho a agosto

REDAÇÃO DO DT


Um novo programa do turismo de Copenhague, na Dinamarca, vai garantir que turistas com atitudes sustentáveis recebam em troca comida, passeios e demais experiências culturais na cidade. Coleta de lixo e preferência pelo transporte público estão entre as ações indicadas como ‘amigas da sustentabilidade’.

Veja também as mais lidas do DT

As vantagens para os turistas compõem o projeto CopenPay, que começará no próximo dia 15 de julho e durará até 11 de agosto. Segundo os responsáveis, o programa visa “transformar ações sustentáveis em recompensas para experiências culturais”.

Conforme explica matéria da CNN internacional, visitantes que levarem resíduos plásticos à Galeria Nacional da Dinamarca, por exemplo, ganharão acesso a um workshop. Na aula, poderão transformá-los em uma peça de arte, enquanto aqueles que pedalarem ou usarem transporte público para chegar à usina de aquecimento da cidade, no CopenHill, poderão esquiar em uma pista de esqui artificial no telhado do edifício.

“O CopenPay recompensa ações como pedalar, participar de esforços de limpeza ou fazer voluntariado em fazendas urbanas com acesso a uma variedade de experiências enriquecedoras e maravilhas em Copenhague. Isso inclui visitas guiadas gratuitas a museus, aluguel sem custo de caiaques e até mesmo um almoço vegetariano gratuito feito com produtos locais”, acrescentou o comunicado da Wonderful Copenhagen, emitido na segunda-feira (8).

Vale dizer que Copenhague é uma cidade que facilita a atitude sustentável, sobretudo pelo incentivo dos próprios moradores. Para se ter ideia, 62% dos cidadãos se deslocam de bicicleta, segundo o conselho de turismo.

“Com o CopenPay, estimulamos as pessoas a aproveitarem mais do que Copenhague oferece enquanto poluímos menos o nosso planeta”, disse Mikkel Aarø Hansen, CEO da Wonderful Copenhagen, em um comunicado. “Trata-se de criar experiências significativas e memoráveis que são agradáveis e ambientalmente responsáveis”.

As recompensas podem ser dadas se os visitantes mostrarem um bilhete de transporte público, por exemplo, mas o sistema é principalmente baseado na confiança.

Um mapa online está disponível mostrando mais de 20 locais que participam do projeto. Se for bem-sucedida, a iniciativa pode ser durar o ano inteiro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade