Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado
Onde mais você pode se atualizar sobre tudo o que rola na dança mundo afora? E, não é aqui bem pertinho em Joinville? Saiba que o Festival de Dança de Joinville que está em sua 33ª edição, é considerado pelo Guinness Book o maior festival de dança do mundo.
O Festival de Dança de Joinville deu um grande salto: passou dos 600 participantes da 1ª edição para os atuais 6.500, entre bailarinos, professores, coreógrafos, estudantes, e artistas consagrados.
Veja também as mais lidas do DT
Durante o evento 403 grupos de 22 estados brasileiros e de oito países se apresentam em diferentes espaços públicos da cidade, como praças, teatros, shoppings, ruas e até mesmo hospitais e escolas. A diversidade de estilos e ritmos é o grande barato do festival. Ele reúne grupos de todos os gêneros de dança: neoclássico, clássico de repertório, contemporâneo, jazz, sapateado, danças populares e danças urbanas.
Na Ásia e na Europa a dança é nutrida pela fé religiosa e pelas mitologias da terra, e geram coreografias inspiradas nos contos de fada ou nas histórias de amor. Já a dança no Brasil nasce pelo ritmo forte do movimento e dos gestos. São estes que irão protagonizar a evolução do espetáculo. Ao assistir o desempenho dos grupos, ou dos solos de dança, fluem à nossa mente as palavras da coreógrafa e dançarian alemã Pina Bausch: “o palco é tão complexo como a vida, e a dança é sua mais refinada forma de experiência”.
Para a noite de abertura foi escolhido o clássico Quebra-Nozes, de Tchaikowsky na versão do mestre russo Vladimir Vasilev. O que se viu nesse espetáculo é uma amostra da qualidade do festival. Destaque para a graça e delicadeza das bailarinas, pelo figurino e cenário, além da determinação e da força dos jovens bailarinos. Interpretado pelos alunos da Escola do Teatro de Bolshoi de Joinville, única filial no mundo da renomada companhia russa.
Mas outros grandes espetáculos ainda irão acontecer, como nesta segunda na ‘Noite de Gala’, quando se apresentará o grupo italiano Evolution Dance Theater, que funde dança, acrobacia, mágica, efeitos especiais. E, no dia do encerramento do Festival, acontece a ‘Noite dos Campeões’, com a premiação dos melhores dançarinos, coreógrafos e dos grupos de dança.
Programe-se para viajar até essa cidade e assistir também as apresentações do Grupo de Dança Primeiro Ato de Belo Horizonte, Companhia Urbana de Dança do Rio de Janeiro, Maniacs Crew de Joinville, e do Pavilhão D de São Paulo.
Festival de Dança de Joinville
22 de julho a 1 de Agosto