Um 2023 pra lembrar ou esquecer? – Por Paulo Atzingen*

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O ano que foi nomeado de “Ano do Renascimento Econômico” pelos experts das finanças e das planilhas de excell, foi, a meu ver, – em um ambiente mais particular -, mais que isso, foi um ano repleto de conquistas e marcos significativos muito além de grana, entulhamento de riqueza e obtenção de sucesso financeiro individual ou coletivo.

Foi quando completamos 18 anos e nos consolidamos como uma marca e um modo de fazer jornalismo de turismo e viagens diferente.

Quando escrevi ‘Madeira e Resina’ em abril deste ano para traduzir o marco dos 18, queria dizer que a madeira era a base, a força de vontade, a caminhada, o resultado de uma árvore que dava o seu fruto concreto. Queria dizer que aquilo tudo era o exercício pragmático do Trabalho.

Quando escrevi que a Resina Azul era o sonho, a imaginação, o mergulho do possível dentro do impossível, que a Resina Azul era a busca, a procura e o que viria , queria dizer que isso tudo eram as Viagens, a matéria- prima do espirito do que somos e do que fazemos.

Essa percepção de dar um equilibrado valor ao concreto e ao abstrato é talvez a principal característica do DIÁRIO. Temos que ganhar dinheiro como empresa, mas temos que ter sonhos como gente e trabalhar com uma perspectiva mais ampla de realizações que não são medidas por algoritmos e inteligência artificial.

E nessa toada, pensando e agindo, perdendo aqui, ganhando ali, terminamos 2023 com duas premiações significativas que se juntam às outras no histórico de conquistas do nosso jornal: o prêmio de jornalismo – UPIS – Faculdades Integradas de Brasília e o Prêmio Especialistas, organizado anualmente pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação  e pela Plataforma Negócios da Comunicação.

Este ano também nos filiamos a Federação Brasileira de Jornalistas de Turismo – a Febtur e fomos aprovados como jornal digital pela ANJ.

2023 para o DT foi mais que o ano do renascimento econômico, foi o tempo que grandes conquistas intangíveis nos consolidaram como fonte de consulta, busca de notícias e inspiração.

Foi o ano que solidificamos nossa missão que é colaborar com os setores do turismo e das viagens para atingir benefícios sociais do Brasil.

Foi o ano que pavimentamos nossa visão que é ser referência de turismo e viagens mantendo um vínculo com o sonho e as aspirações das pessoas.

E foi o ano que elevamos a um outro patamar nossos valores mantendo-nos éticos,  transparentes, criativos e sustentáveis.

Por isso, após algumas quedas, golpes, solavancos, e decepções, vencemos todas as batalhas e podemos afirmar: 2023 é um ano para lembrar!


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO.

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