O Uruguai realiza workshop na capital paulista, e apresenta seus atrativos e novidades
Há uma frase do autor Álvaro LS Azevedo, que diz: “Conhecer lugares novos encanta os olhos, abre a mente e renova a alma”. E que tal conhecer um país vizinho, muito amistoso com os brasileiros e que tem muita similaridade com o Brasil?
Para apresentar seus atrativos e novidades, o Uruguai realizou um workshop para 25 agentes de viagem brasileiros, nesta quarta-feira, 09, no restaurante El Tranvía, em São Paulo.
Na ocasião, estiveram presentes as autoridades: Marina Cantera, Presidente da Câmara Uruguaia de Turismo; Mariella Vollpe, chefe de difusão do Ministério do Turismo do Uruguai; Monica Lozano; diretora de Gestão Territorial.
Uruguai realiza workshop, com rodadas de negócio
O evento começou com rodadas de negócio entre os profissionais dos dois países (Brasil e Uruguai).
Ao todo, estiveram presentes 25 agentes de viagem brasileiros e 23 escritórios do Uruguai. Inclusive, nesta rodada de negócios, estiveram presentes os expositores:
Veja também as mais lidas do DT
- Destinos: Colonia, las Liebres, Montevideo e Maldonado;
- Meios de hospedagem: Enjoy Punta del Este Resort y Casino, Fasano, Hotel del Lago, Hyatt Centric, Solanas, Carmelo Resort e Vick Retreats, Sacramento Management;
- as vinícolas Olivares del Quinton e Bodega El Legado;
- Experiências gastronômicas: Posada Y Restaurant Santoral e Restaurant Francis.
- Serviços: Abtour, Buquebus, Cynsa, Dcom, Personal Operadora, Centro de convenciones de Punta del Este.
Uruguai realiza workshop e apresenta atrativos
Depois da rodada de negócios, Mariella Vollpe, Gestora de Divulgação, comentou sobre alguns atrativos turísticos do Uruguai e o que fazer no País. Como, por exemplo, conhecer a cultura uruguaia, assistindo à uma apresentação de tango; jogar golf; experimentar a gastronomia local ou sentir a paixão pelo futebol.
Punta del Este divulga seus diferenciais
Depois, um representante de Punta del Este, cidade conhecida por suas praias, natureza, urbanismo e cuidado ambiental, falou sobre o local. Lá, há uma grande oferta de turismo cultural e também de turismo de negócios. Mas não para por aí, pois a região também atrai turistas em busca de turismo rural, enoturismo e turismo romântico.
O que encontrar em Colônia, Uruguai
Em seguida, uma representante de Colônia, no Uruguai, falou sobre os atrativos turísticos do local. Inclusive, Colônia é um departamento que fica a 3 horas da capital de Montevidéu, no Uruguai, é uma cidade segura e a gastronomia é um de seus pontos fortes, com vinhos e queijos.
Além disso, é rica em diversidade cultural e Colônia do Sacramento é reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Então, uma das atividades é o Circuito Histórico da cidade. Além disso, as Vinícolas da Colônia são muito famosas e a cidade tem um circuito de 13 vinícolas, que oferecem degustações, passeios, alojamentos, e muito mais.
Montevidéu
Na sequência, Luis Alonso, representante apresentou um roteiro com alguns pontos turísticos para conhecer em Montevidéu. Como, por exemplo, conhecer os bairros Sul y Palermo, que conta com uma forte presença da cultura afro e diversidade cultural.
Mas, além da parte urbana, Luis contou que Montevidéu tem grande “pulmões verdes”, ideias para o turismo de natureza com família e amigos. Há também o icônico letreiro de Montevidéu e as vinícolas da região, que são imperdíveis para os amantes de enoturismo.
Conectividade aérea pela LATAM
Ainda, Marina Domingues, da LATAM, comentou que 50% da conectividade aérea que liga Guarulhos (São Paulo) à Montevidéu pertence à LATAM. Ainda, a companhia aérea tem 2 frequências para a capital uruguaia.
Além disso, Marina destacou que a companhia possui salas VIP para seus clientes na América Latina. A executiva também comentou sobre a preocupação da LATAM com a sustentabilidade e o meio ambiente, destacando as medidas que a aérea adotou para ser mais sustentável.
Alguns números do Turismo no Uruguai
De acordo com os dados que o Departamento de Estatística do Ministério do Turismo apurou, desde 2022, a entrada de turistas brasileiros no Uruguai tem aumentado consideravelmente. Superando assim os números registrados antes da pandemia, em 2019.
Tanto que, no 1º trimestre de 2023, o país recebeu um total de 1.219.198 turistas brasileiros, gerando uma receita de US$ 741 milhões.
O turismo receptivo também teve um crescimento notável, registrando um aumento de 11,6% no número de visitantes em relação ao mesmo período de 2019. Além disso, os argentinos e brasileiros lideram como os turistas estrangeiros mais representativos, com um aumento de 2,6% e 7,1%, respectivamente, em relação a 2019.
Para saber mais, acesse o site oficial de turismo do País.
Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT.