Autoridades inauguraram o destino da Rota do Vale da Fé, no dia dos 200 anos de Santo Frei Galvão, em Guarantiguetá (SP), com potencial para atender o turismo de toda a Região nos próximos meses
O aeroporto Edu Chaves, de Guaratinguetá, recebeu ontem, 25, o primeiro voo comercial, não regular, pela Azul Conecta em parceria com a Rede VOA. Vale destacar que atualmente, a Rede VOA administra 16 aeroportos no Estado de São Paulo. E este primeiro voo inaugurou a Rota do Vale da Fé.
Ainda, não por acaso, a data foi especialmente escolhida por comemorar o Bicentenário de Frei Galvão, o 1º santo brasileiro e que viveu em Guaratinguetá – SP. Por sua vez, a celebração dos 200 anos de Frei Galvão também aconteceu ontem.
Veja também as mais lidas do DT
Voo inaugural
Assim, o voo ocorreu em uma aeronave da Azul Conecta. Ele saiu de Jundiaí e chegou no Aeroporto de Guaratinguetá, apelidado de Vale da Fé, por volta das 12h30. No voo, estavam presentes o Prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva; a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Andréa Évora Soliva e o vice-prefeito Régis Yasumura.
Ainda, participaram do voo do Vale da Fé: o presidente da Rede Voa, Marcel Moure; o gerente comercial da Azul Conecta, Cesar Merigo; o representante do Governo Estadual, Luis Sobrinho; o Fundador da Fazenda Esperança, Frei Hans (junto o Luciano Goulart).
E ainda o Frei Alexandre Rohling, representante do Santuário de Frei Galvão. Completando o quadro de autoridades, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, também esteve presente no aeroporto, entre outras autoridades.
Importância para o turismo da região
Para Marcel Moure, presidente da Rede VOA, o primeiro voo marca a vocação turística da Região: “Escolhemos a comemoração do bicentenário de Frei Galvão para dar início aos voos fretados. E representando o início da transformação do aeroporto de Guaratinguetá. Ele será reconhecido como o aeroporto do Vale da Fé. Assim, atendendo toda a demanda religiosa do Vale do Paraíba, com mais de 13 milhões de fiéis anuais.”
Já o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, afirma que o apoio da Rede VOA foi fundamental para o desenvolvimento do aeroporto: “Escolhemos essa data para o voo inaugural do Aeroporto Regional do Vale da Fé, que simboliza o bicentenário do Frei Galvão. E ainda o desenvolvimento do turismo religioso, que será muito positivo para toda a Região. ”
Por fim, vale dizer que o aeroporto recebe atualmente obras para a criação de um terminal de passageiros. E ao longo de toda a concessão, a Rede VOA investirá mais de R$ 10 milhões, com foco na transformação do aeroporto para recebimento de voos comerciais regulares.
Ainda, os presentes comentaram que voos comerciais no aeroporto beneficiará os turistas e fiéis que quiserem visitar Guaratinguetá e Aparecida.
Para saber mais, acesse o site da Rede VOA.
Por Caroline Figueiredo com agências e Prefeitura de Guaratinguetá.