Além das 5 dicas para aproveitar países de predominância islâmica, especialista em viagens ainda lista 8 lugares para visitar após o Ramadã
Celebrado do dia 22 de março ao dia 21 de abril, no ano de 2023, o Ramadã é um dos meses sagrados no calendário muçulmano. É um período de solidariedade e comunidade no mundo islâmico, quando os fiéis intensificam as orações, praticam ações de caridade e compartilham alimentos.
O objetivo é fortalecer a relação com Deus, cultivar a paciência e a compaixão, além de refletir sobre a vida e a bondade divina. Durante o Ramadã, os muçulmanos se abstêm de alimentos, bebidas (inclusive água), fumo e relações sexuais durante o dia, do nascer ao pôr do sol. O jejum é um ato de adoração e autocontrole, sendo considerado uma obrigação para todos os muçulmanos adultos e saudáveis.
Especialista em viagens, Bruna Vieira lembra que é importante ter em mente que neste período do ano é comum encontrar passagens aéreas e pacotes de viagens baratos para países muçulmanos, porém pode haver um comprometimento das atividades turísticas. Até porque, ela chama atenção para o fato de que e o consumo de alimentos e bebidas em público é restrito e muitos restaurantes e estabelecimentos comerciais estarão fechados durante o dia.
“De maneira geral, o turismo pelos países muçulmanos é enriquecedor e fascinante, mas é importante estar ciente a respeito dos costumes e festividades locais que possam prejudicar atividades comuns dos turistas”, alerta.
Na maioria dos países muçulmanos o uso do hijab (véu) pelas mulheres é uma escolha pessoal e uma expressão da fé, mas é obrigatório para entrada em mesquitas e locais sagrados. Além de saber as melhores épocas para estar no local, o visitante deve se atentar às diferenças culturais e se vestir para se comportar de forma respeitosa.
Restrições e limitações
Enquanto em alguns países as mulheres desempenham papéis importantes na sociedade, podendo inclusive alcançar altos cargos políticos, há lugares em que elas sofrem diversas restrições e limitações. Por isso, para turistas mulheres, é ainda mais importante se atentar às leis e práticas dos países que se pretende visitar.
É importante tomar algumas precauções, listadas pela especialista, mas a maioria dos países de predominância islâmica são seguros para viajantes.
Veja também as mais lidas do DT
Conheça as leis e costumes locais para não se expor a situações de risco:
Evite roupas justas e transparentes, vista-se de maneira modesta, cobrindo ombros e pernas;
Use ônibus turísticos e motoristas credenciados de companhias de táxis ou aplicativos e somente transporte público;
Não frequente locais escuros e com pouco movimento, após o fechamento do comércio;
Recuse caronas e ajuda de estranhos para chegar a algum lugar.
Sugestão de 8 países
Levando em conta taxas de criminalidade, política e estabilidade social, direitos das mulheres e igualdade de gênero, cultura local e costumes, para mulheres que costumam viajar sozinhas, Bruna dá uma sugestão de 8 países de predominância muçulmana para visitar após o Ramadã:
Emirados Árabes Unidos: Dubai é um dos destinos mais procurados no país, mas há também muitas opções de cultura e entretenimento em Abu Dhabi, como a famosa Grande Mesquita do Sheikh Zayed e o Palácio Presidencial. Mistura de tradição e modernidade, o país é conhecido por seus arranha-céus incríveis, centros comerciais luxuosos e praias de areia branca.
Malásia: Kuala Lumpur, a capital do país, é um centro cosmopolita com muitas opções de compras, gastronomia e vida noturna. Destino diversificado e fascinante, combina praias espetaculares, florestas tropicais exuberantes e cidades modernas.
Indonésia: formado por mais de 17 mil ilhas, é um destino popular por sua beleza natural, maior arquipélago do mundo, cultura vibrante e rica história. Outras ilhas como Java e Lombok também oferecem atrações turísticas imperdíveis. Bali é o destino turístico mais famoso do país, com suas praias lindíssimas, templos e paisagens exóticas.
Marrocos: com influências árabes e europeias, oferece uma ampla gama de atividades para turistas, desde explorar as medinas e souks, até caminhar pelas montanhas do Atlas. País no norte da África conhecido pelas suas medinas históricas, tem como principais cidades turísticas Marrakech, Fez e Casablanca.
Omã: Muscat, a capital, é um centro cosmopolita com muitas opções de compras, restaurantes e atividades culturais. Uma atração imperdível na cidade é a Grande Mesquita do sultão.
Qaboos. Localizado a sudeste da península arábica, com uma paisagem variada que inclui desertos, montanhas e litorais acidentados, o país é conhecido por sua hospitalidade e rica herança cultural, que inclui muitos sítios arqueológicos e históricos.
Qatar: A capital Doha é conhecida por sua arquitetura futurista, e as principais atrações turísticas são o Museu de Arte Islâmica, a praia de Katarae o souq Waqif. País moderno e cosmopolita, oferece aos turistas praias, museus, parques e centros comerciais.
Uzbequistão: O país conta ainda com lindas paisagens naturais, com desertos e montanhas. Localizado na Ásia central, é um país com rica história e cultura islâmica. Sua capital Tashkent e as cidades de Samarcanda e Bukhara são consideradas verdadeiros tesouros da Rota da Seda.
Turquia: Embora a Turquia seja um destino turístico popular, mulheres que viajam sozinhas ao país devem tomar precauções de segurança, especialmente à noite e em áreas menos movimentadas. Entre o oriente e o ocidente, o país tem uma rica história. Istambul é a maior cidade e tem diversas atrações turísticas interessantes, tais como a Mesquita Azul, o Palácio de Topkapi e o Grande Bazar. Outra região bastante turística é a Capadócia, com suas formações rochosas únicas, balões de ar quente e hotéis-caverna.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.