quarta-feira, fevereiro 26, 2025
InícioBlog do DiárioVila Galé recupera patrimônio histórico com novo hotel em...

Vila Galé recupera patrimônio histórico com novo hotel em Portugal

No dia 22 de fevereiro, o Grupo Vila Galé apresentou seu novo hotel na cidade de Elvas, reforçando sua estratégia de valorização do patrimônio histórico e do turismo no interior do país. O hotel Vila Galé Casas D’Elvas é resultado de um investimento de 6 milhões de euros na reabilitação das casas da antiga fábrica da ameixa e dos edifícios históricos do Aljube Eclesiástico e do Conselho de Guerra, preservando a ligação com a história e cultura de Elvas.

Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Conselho de Administração do Grupo Vila Galé, destaca o compromisso da empresa com a preservação do patrimônio: “Já recuperamos 18 edifícios históricos e continuamos empenhados em preservar e dar uma nova vida ao patrimônio nacional. O projeto Casas D’Elvas pretende devolver à cidade edifícios emblemáticos, transformando-os em espaços turísticos atrativos e sustentáveis. Acreditamos que este investimento terá um impacto positivo na economia local, ao atrair novos visitantes e dinamizar o comércio e a cultura da região.”

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, apesar da aposta contínua na reabilitação de edifícios históricos, Jorge Rebelo de Almeida alerta para os desafios do licenciamento desses investimentos: “Recuperar patrimônio histórico deveria ser um desígnio nacional, mas enfrentamos demasiadas barreiras burocráticas e processos demorados. O que deveria ser um processo simples torna-se um percurso difícil, com exigências que atrasam projetos e impedem sua concretização. O Estado deveria estar ao lado de quem investe na preservação do nosso patrimônio.”

O Vila Galé Casas D’Elvas conta com 44 acomodações distribuídas em cinco categorias, com diferentes áreas e capacidades. Entre os serviços e comodidades disponíveis, destacam-se uma piscina panorâmica, um restaurante Massa Fina com gastronomia inspirada na cozinha italiana, além de uma sala versátil para reuniões, congressos, eventos corporativos, casamentos, batizados e festas. Assim como todos os empreendimentos da Vila Galé, essa unidade une turismo e cultura, tendo como tema a pintura, homenageando grandes artistas nacionais e internacionais de diferentes estilos e origens.

Empreendimento está localizado em Elvas - Foto: divulgação
Empreendimento está localizado em Elvas – Foto: divulgação

Incorporando práticas sustentáveis, o hotel adota medidas para reduzir o consumo energético, promover o uso de energia renovável, gerenciar resíduos de forma eficiente e minimizar o desperdício, alinhando-se ao compromisso do grupo com a sustentabilidade. A expectativa é alcançar uma taxa de ocupação média anual de 60%, com clientes dos principais mercados emissores, como Portugal, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Alemanha.

Com esse novo projeto, o grupo Vila Galé reafirma seu compromisso com a valorização do patrimônio e o desenvolvimento do turismo em Portugal.

História e Cultura

Aljube Eclesiástico: Antiga dependência do Bispado de Elvas, construída no século XVII por ordem do Bispo D. Baltasar de Faria Vilas-Boas, tinha como finalidade ser uma prisão eclesiástica. Seu brasão ainda pode ser identificado na fachada do edifício.

Edifício do Conselho de Guerra de Elvas: Durante a Guerra da Restauração (1641-1668), foi construído um grande edifício no Largo de São Martinho para sediar o Conselho de Guerra de Elvas. Nesse local, as altas patentes do Exército português debatiam estratégias militares.

Saiba mais no site oficial da Vila Galé.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque