Visit Rio divulga relatório inédito do último biênio e documento foi apresentado para gerentes de hotéis cinco estrelas no Fasano Rio
Eleito entre os 100 melhores hotéis do mundo pelo prêmio Travel + Leisure World’s Best Award, o Fasano Rio recebeu, nesta quarta-feira (19), os gerentes gerais de onze hotéis cinco estrelas do Rio de Janeiro. A reunião foi promovida pelo Visit Rio (Rio Convention & Visitors Bureau) para a apresentação do relatório de gestão do biênio 2020-2022 da presidência-executiva da entidade.
O documento destaca três aspectos fundamentais para o crescimento do Visit Rio nesse período: a expansão dos projetos por meio de representações comerciais e atuações em novos segmentos, o alinhamento com o poder público e a consolidação da nova marca.
Veja também as mais lidas do DT
A apresentação do relatório aos hotéis se deu em razão da relevância desses estabelecimentos como atores fundamentais na trajetória do Visit Rio por meio da arrecadação do room tax. Essa contribuição é repassada à fundação e revertida em projetos que têm como objetivo promover o turismo na cidade.
“Construir uma gestão transparente tem sido um dos pilares fundamentais do nosso trabalho nos últimos dois anos, pois compreendemos que o sucesso de nossas ações só é possível por meio de um esforço conjunto. Somos parceiros em uma associação com 39 anos de história, que desempenha um papel estratégico e relevante na captação de negócios turísticos para a cidade.”
“Nossa intenção é continuar fortalecendo essa parceria, buscando aprimorar e evoluir no próximo biênio, tornando a entidade mais estável para que os projetos não sofram interferências devido às mudanças políticas cíclicas, que poderiam colocar em risco todo o trabalho que construímos. A Fundação pertence a todos nós e é crucial que nos envolvamos cada vez mais para garantir seu contínuo crescimento e desenvolvimento.” pontuou Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.
O relatório aponta o trabalho da gestão para colocar o Rio no ambiente virtual por meio da marca Visit Rio, que já passou pelo processo de rebranding e em breve terá um novo portal para comercializar os produtos turísticos da cidade, modelo similar ao adotado por outras cidades do mundo com elevado potencial turístico.
O documento também destaca a atuação do Visit Rio para promover a cidade como destino, ampliando seu potencial para além de suas belezas naturais e abrindo caminho para novos mercados, como o do turismo esportivo, religioso e de luxo.
Este último, especialmente a partir de uma avaliação da necessidade de inserir o Rio na prateleira do consumo de maior qualidade, aumentando o ticket médio da cidade.
A entidade também inaugurou escritórios de representação na Europa, América Latina e Estados Unidos e ampliou a participação em feiras e roadshows nacionais e internacionais.
Hotéis estrelados
Os hotéis cariocas desempenham um papel fundamental na construção da imagem turística da cidade. Frequentemente premiados em publicações internacionais, muitos deles já serviram como cenário em produções que promoveram a imagem da cidade ao redor do mundo.
Além de conquistar o prestigioso prêmio Travel + Leisure World’s Best Award, o Fasano também figura na lista da Forbes Travel Guide 2023, juntamente com o Copacabana Palace, Fairmont Rio e Santa Teresa Hotel Rio.
Para Cristiana Kastrup, gerente geral do Fasano e anfitriã do evento, os hotéis fazem parte de um conjunto de elementos que precisam estar alinhados para a construção da imagem turística do Rio.
“Nós não vendemos apenas o hotel, mas o Rio de Janeiro como um todo. Por isso, é importante que a arte da hospitalidade, desempenhada por nós, esteja em harmonia com os demais fatores que contribuem para a construção de um destino e promovam uma experiência única aos que nos visitam. E o Visit Rio desempenha um papel crucial nessa jornada, sendo um ator importante para o sucesso desse trabalho em conjunto”, disse.
Também participaram do encontro Copacabana Palace, Fairmont Rio, Grand Hyatt, Hilton, Janeiro Hotel, LSH by OWN, Miramar, Rio Othon Palace, Santa Teresa Hotel RJ MGallery e Sheraton Grand Rio Hotel & Resort.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências