Com data marcada para 30 de maio, a 9ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo promete ampliar a visibilidade do estado como destino turístico, fortalecendo a colaboração entre o setor público e a iniciativa privada. Realizado na capital paulista, o evento reunirá cerca de 500 participantes e trará uma programação robusta com temas estratégicos, como afroturismo, trens turísticos, Águas Paulistas, Mantiqueira Paulista e parques temáticos.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Entre os destaques da programação estão a palestra de abertura com Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo Convention Bureau, e a apresentação do Anuário Braztoa, além do lançamento de materiais estratégicos voltados aos operadores de turismo, como o novo roteiro com 11 destinos turísticos.
Marca paulista ganha protagonismo
Uma das apostas do evento é a criação da marca “Made in São Paulo”, que será lançada oficialmente como forma de valorizar os produtos e serviços paulistas em materiais de divulgação nacional e internacional.
Antes do lançamento, Toni Sando destacou a importância da construção de uma identidade forte para o turismo local:
“Nosso papel enquanto entidade de fomento e promoção é juntar todos os players que fazem parte da cadeia do turismo. Parceiros, apresentações, Made in SP, a proposta é muito simples: assim como os países produzem seus produtos e têm suas etiquetas, São Paulo é um ‘país’. Temos a qualidade de produtos e condição de criar uma marca ‘Made in São Paulo’. Não é um projeto do Visite São Paulo, é uma política de estado empresarial, é um movimento coletivo para demarcar o estado não só para o turismo, mas agregando tudo o que ele produz de qualidade. É como o I LOVE NY, que acaba repercutindo no mundo todo. Temos capacidade de fazer isso. O evento é um bom momento para lançar isso.”
Fórum reforça papel estratégico do turismo paulista
Ao comentar sobre o papel do fórum, Toni Sando reforçou o compromisso com a promoção do estado:
“Visites e conventions bureaus não são setoriais. São de fomento e promoção. Não nos cabe o julgamento de qual setor está ativo ou qual a concorrência entre eles. Queremos estimular SP para atrair cada vez mais visitantes. O que proporciona o Expo Fórum é exatamente isso. O mais importante é que o evento não seria o que é se não fosse a imprensa e nossos parceiros. Queremos agradecer a todos que fazem parte para que nosso debate seja divulgado no mercado, mostrando que SP é um destino extremamente importante para o desenvolvimento cultural, econômico, hospitalidade e gastronômico. A nossa proposta é envolver toda equipe e associados para continuar como pioneiros, destacando que os produtos de SP são para todos.”

Inovação é destaque na nova edição
Presidente do Conselho do Visite SP Convention & Visitors Bureau, Fernando Guinato elogiou o novo formato do fórum e destacou o papel da criatividade:
“Mais uma vez o Convention inova com um novo modelo de fórum. Toni foi muito feliz em divulgar tudo o que SP tem a oferecer, não só como destino, mas em produção e atrativos turísticos. A adesão deve surpreender a gente, com participação muito ativa.”
Sobre o apoio institucional e a articulação com os parceiros, Guinato completou:
“Os parceiros, Secretaria de Turismo, ABEAR e outros, têm a ver com esse novo tema, principalmente porque vai dar a oportunidade de comunicar o que estamos fazendo e o que temos potencial para fazer ainda. Com certeza todos terão uma boa experiência, sem esquecer que isso só é possível com o apoio da imprensa especializada.”

Tecnologia a serviço do turismo
Entre as atrações, o IAI Labs apresentará uma palestra sobre o uso da inteligência artificial para aprimorar a experiência dos visitantes em eventos de negócios, com foco em geração de leads e oportunidades de negócio.
Raffaele Cecere, sócio-diretor do Grupo R1, celebrou os avanços tecnológicos:
“Esse trabalho tem surtido bastante efeito. A gente tem sim que engajar e fortalecer o trabalho há bastante tempo, mostrando o tamanho de São Paulo, que não é uma cidade, é um país, com potencial incrível, muita coisa acontecendo, um motor, um coração do Brasil. Ficamos muito contentes por estarmos trazendo novidades, com bastante tecnologia. Estou preparando algumas surpresas para os participantes se surpreenderem. Espero que tenhamos um evento de muita qualidade, com mais pessoas e personalidades, trazendo benefícios à cidade. Não é simples levantar um trabalho como esse, é feito com muita inteligência.”
Governo paulista reafirma apoio ao turismo
Representando a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Fernanda Chiavone reiterou o compromisso do poder público com o evento:
“O secretário estará no evento, engajado. O governo do estado, pela Secretaria de Viagens, é parceiro de longa data, sempre apoiando em prol do turismo. Um evento que faz essa ponte entre o poder público e privado é muito importante para a gente. Queremos participar, a programação está ótima. Parabéns ao Visite São Paulo e que seja um evento inspirador.”
Foco na promoção internacional
Com São Paulo batendo recordes na recepção de turistas estrangeiros no primeiro quadrimestre de 2025, a internacionalização da marca “Made in SP” é parte central da estratégia.
Em resposta à pergunta sobre os impactos internacionais da nova marca, Toni Sando explicou:
“Hoje, a Aline, que é nossa diretora de promoção, já leva na mala produtos paulistas, nos roadshows, mas isso de maneira muito pontual. Agora queremos inserir isso nas ações para o Brasil e exterior de forma integrada. Primeiro para os paulistas consumirem produtos daqui, depois para o resto do Brasil conhecer esses produtos. A Abrasel está desenhando uma estratégia para que bares e restaurantes apresentem produtos paulistas.”
Parcerias estratégicas e inscrições
O evento é realizado pelo Visite SP e conta com o patrocínio de empresas como Accor, IAI Labs, Airbnb, R1, World Trade SP, Grupo BBG, Bourbon Street, Exop Telecom, Fiera Milano e UBRAFE, além do apoio institucional da ABEAR, Governo do Estado, Unedestinos e Braztoa.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas online pelos canais oficiais do Visite São Paulo.
Programação da 9ª edição do Expo Fórum
8h00
Credenciamento
MESTRE DE CERIMÔNIAS: ANDRÉ COUTINHO
9h00
Abertura e Palestra Made In SP – Toni Sando, Presidente Executivo do Visite São Paulo
9h25
O Turismo no Estado de São Paulo – Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
9h55
Panorama da Aviação
10h15
Olhar Braztoa – Dados e Cenários das Viagens de Lazer – Marina Figueiredo, Presidente Executiva Braztoa
10h35
Palestra Hotelaria
10h55
Palestra Empreendedorismo – Raffaele Cecere, CEO Grupo R1
11h15
Painel Made in SP
- Toni Sando, Presidente Executivo do Visite São Paulo
- Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
- Tirso Meirelles, Presidente do Sistema FAESP/SENAR SP
11h50
Palestra Museu Aeroespacial Paulista
12h05
Segurança Pública e Turismo – Fernanda Herbella Maia, Divisionária da DEATUR
12h25
Palestra Tecnologia e Inovação
12h40
Economia do Visitante – Guilherme Dietze, Economista e Presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP
13h00
Encerramento
PROGRAMAÇÃO PARALELA
14h30
Conturesp
14h30
Encontro Visite São Paulo – Braztoa
Saiba mais no site oficial.