A Aéropostale (antiga Latécoère e atual Air France) foi uma companhia de aviação francesa cujas origens remontam a 1918, na França, quando o empresário Pierre-George Latécoère resolveu transformar uma fábrica de vagões em uma empresa de aviação e também foi a primeira empresa a fazer correio aéreo para o Brasil.
por José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Jornalista Nicole Barbosa Vieira
Em 1927, Marcel Bouilloux-Lafont, empresário radicado no Brasil compra 94% das ações da Latécoère e a rebatiza como Aéropostale. A proposta da Aéropostale era, na onda mundial de popularização da aviação, estabelecer linhas de conexão para o serviço aéreo postal.
Veja também as mais lidas do DT
Aproveitando o serviço de pilotos veteranos da Primeira Guerra Mundial, a Aéropostale ofereceu rotas aéreas entre a França, África e, posteriormente, América do Sul, onde serviu cidades do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile. Foram construídos somente no Brasil, 12 campos de pouso completos, com hangar, sala de pilotos, transmissores sem fio e aeródromo nos seguintes locais como Fernando de Noronha, Natal, Recife, Maceió, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas.
A Aéropostale teve como desbravadores da linha aérea grandes pilotos como Jean Mermoz, Henri Guillaumet, Marcel Reine que viria a ser proprietário da La Grande Vallée anos depois, casa histórica em Itaipava, Petrópolis no Rio de Janeiro, e não poderíamos deixar de citar Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”.
Confira imagens de época:
E vejam que interessante, na mesma época de expansão da empresa na América do Sul, St Exupery foi designado para ser diretor da subsidiária da Aéropostale na Argentina, a chamada “Aeroposta”, onde foi responsável pelos voos regionais.
Em 1933, a Aéropostale fundiu-se com outras companhias aéreas (Air Orient, Société Générale de Transport Aérien, Air Union, and Compagnie Internationale de Navigation) para criar a Air France, empresa gigante mundialmente como conhecemos hoje.