Em vista da realização da COP30 em Belém (PA), prevista para novembro deste ano, as companhias aéreas estão reforçando a malha para atender à demanda esperada. O Ministério do Turismo anunciou que a oferta de assentos domésticos para Belém será 25% maior em comparação ao mesmo período do ano passado.
REDACÃO com informações da Folha de São Paulo
O ministro Celso Sabino destacou que essa expansão da malha aérea é vital para assegurar uma logística eficiente durante o evento. Segundo ele, em entrevista à Folha, as aéreas brasileiras se comprometeram a disponibilizar mais de 245 mil assentos domésticos em novembro — um aumento superior a 25% sobre o mesmo mês de 2024.
Em relação aos voos internacionais, houve um crescimento significativo: o número de frequências passou de 22 para 31 — um salto de 44% —, com os assentos subindo de 3.888 para 5.610. Sabino afirmou que essa estratégia foi articulada diretamente com as empresas aéreas.
Entre os dias 7 e 23 de novembro, a Gol oferecerá 600 voos domésticos e internacionais — um incremento de 230% em relação ao mesmo período de 2024 — com 56.730 assentos disponíveis e cerca de 77 mil no mês inteiro. Rafael Araújo, diretor de planejamento da Gol, revelou que a empresa operará rotas exclusivas como Belém‑Fortaleza e Belém‑Salvador, além de lançar a rota internacional Belém‑Miami com duas frequências semanais (três durante a COP).
A Gol ainda introduzirá voos para Congonhas (um por dia) e Manaus (seis no período), além de aumentar as frequências diárias de rotas regulares: Guarulhos, de uma para quatro; Galeão, de uma para três; e Santarém e Macapá, de uma para duas. Também será operada a rota Belém‑Paramaribo (capital do Suriname), estabelecendo conexão com a Europa via Paramaribo e companhias como a KLM, que voa de Amsterdã até lá.
A Latam afirmou que elevará sua oferta de voos em 48% em comparação a novembro de 2024. A medida visa fortalecer a conectividade aérea nacional e internacional, facilitando o deslocamento de passageiros. Entre as rotas inéditas está a de Bogotá (Colômbia) — três frequências semanais às segundas, quartas e sábados durante todo o mês de novembro. Essa rota permite conexão com passageiros vindos dos EUA (Atlanta, Miami e Orlando) por meio da parceria com a Delta Airlines.
No mercado doméstico, a partir de agosto, a Latam aumentará a frequência semanal da rota Belém–Guarulhos de 28 para 35 e da Belém–Brasília de 10 para 14. Em novembro, estreia a rota Galeão–Belém com dois voos semanais e eleva a frequência entre Fortaleza e Belém de sete para doze por semana. Mantém-se ainda a oferta atual de dois voos semanais entre Manaus e Belém e três vindos de Macapá.
Em 16 de julho, a Avianca anunciou, junto ao governo do Pará, a rota Belém–Bogotá, que começa em 27 de outubro, com três frequências semanais e aviões Airbus A320 com capacidade superior a 180 passageiros. O CEO Frederico Pedreira destacou que essa operação vai facilitar a chegada de visitantes ao norte do Brasil antes e depois da COP30, reforçando sua continuidade para além do evento.
A Azul, por sua vez, comunicou que terá 646 voos (entre chegadas e partidas) em Belém entre 9 e 22 de novembro, oferecendo 103,6 mil assentos. Os voos partirão de diversas regiões do país, especialmente dos hubs da companhia em Campinas, Belo Horizonte e Recife, com conexões para mais de 130 destinos.
O diretor da TAP Air Portugal para as Américas, Carlos Antunes, informou que a empresa opera seis voos semanais ligando Belém a mais de 50 destinos europeus via Lisboa, com aeronaves A321LR (168 assentos). Para outubro e novembro, a companhia pode adotar aeronaves maiores, como o A330‑900neo (298 assentos), se a demanda justificar.