Entre uma tapioca, um pão delícia e um suco de cacau no café da manhã do Wish Hotel da Bahia, Henrique Pena, gerente geral do hotel, conversou com o jornalista Paulo Atzingen, editor do DIÁRIO DO TURISMO. Com pouco mais de um mês à frente da gestão, Pena compartilhou sua visão sobre o papel do Wish no cenário hoteleiro da capital baiana, abordando desde a valorização do patrimônio cultural até as estratégias que garantem a sustentabilidade econômica do empreendimento.
Durante a entrevista, Henrique destacou como o hotel equilibra o turismo de lazer e o corporativo, consolidando-se como um destino sofisticado para diferentes perfis de hóspedes. A conversa também revelou a importância do legado artístico do hotel, que abriga um acervo de obras de grandes nomes como Carybé e Di Cavalcanti, além de experiências exclusivas como o “Café com Historiador”, que encantam os visitantes.
Henrique Pena deixou claro nesta entrevista que trabalha com três eixos básicos na condução do empreendimento como negócio hoteleiro: zelo com o colaborador, atenção dedicada ao hóspede, e foco em resultados para os investidores. Confira a entrevista:
DIÁRIO: Como o grupo que você representa tem contribuído para o desenvolvimento do mercado hoteleiro em Salvador?
O destino de Salvador tem sido muito procurado neste período, inclusive em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo foi eleito o destino mais desejado por brasileiros neste verão além de receber muitos estrangeiros principalmente italianos e espanhóis. O Grupo Wish contribui para o desenvolvimento do mercado com um hotel histórico para sociedade baiana, sendo marco de arquitetura urbanista e com o maior acervo cultural. O Grupo tem realizado investimentos na propriedade e proporcionado aos visitantes de Salvador uma experiência de excelência nos serviços.
![Wish Hotel da Bahia](https://cdn.diariodoturismo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Wish-restaurante.jpg)
![Wish Hotel da Bahia](https://cdn.diariodoturismo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Wish-Hotel-di-cavalcanti.jpg)
![Wish Hotel da Bahia](https://cdn.diariodoturismo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/wish-obra-de-arte.jpg)
DIÁRIO: Qual o perfil dos hóspedes do Wish Hotel da Bahia?
O Wish Hotel da Bahia tem uma localização central na cidade com fácil acesso a muitos atrativos da cidade de Salvador. Temos durante o ano um público mais corporativo e de participantes de eventos na cidade. O Hotel também tem recebido bastante público a lazer que busca além dos atrativos do litoral as experiências culturais e gastronômicas da cidade. O hotel também tem recebido bastante artistas dada a importância histórica do hotel.
DIÁRIO: No que diz respeito às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), como essas iniciativas estão integradas na administração e gestão do Wish Hotel da Bahia? Poderia citar exemplos concretos de ações implementadas?
O Wish Hotel da Bahia tem programas de eficiência energética, reciclagem de resíduos, programa de redução de desperdício alimentar, além de incentivar fornecedores locais para o desenvolvimento econômico. O Grupo Wish também vai lançar em 2025 seu próprio programa de ESG, uma plataforma completa que vocês vão conhecer em breve.
DIÁRIO: O mercado hoteleiro no Nordeste tem um apelo muito forte para o turismo de lazer. De que forma o Wish Hotel da Bahia equilibra as demandas deste segmento com outras vertentes, como turismo corporativo ou eventos?
O Wish Hotel da Bahia, além de ter o público de lazer que busca a cidade, é referência no segmento de grupos e eventos corporativos devido à estrutura do centro de convenções do hotel tendo um calendário de eventos que é muito procurado. Também possui grande aderência no segmento corporativo pela qualidade das instalações e serviços e localização privilegiada.
![Wish Hotel da Bahia](https://cdn.diariodoturismo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/wish-hotel-lobby.jpg)
![Wish Hotel da Bahia](https://cdn.diariodoturismo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/O-Natin-Spa.jpg)
![](https://cdn.diariodoturismo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/wish-apartamento.jpg)
DIÁRIO: Quais estratégias o Wish Hotel da Bahia tem adotado para aumentar a visibilidade do hotel no cenário nacional e internacional para atrair turistas nacionais estrangeiros?
O Wish Hotel da bahia é referência na cidade pela sua importância arquitetônica, política e qualidade nos serviços. Além dos nossos diferenciais, o café com historiador, por exemplo, é um sucesso, apresentado pelo historiador Rafael Dantas. Temos também o Natin Spa, outro produto que os hóspedes adoram. E ainda obras de artes de Carybe, Genaro de Carvalho, Di Cavalcanti, Julio Espinoso e o maior acervo de Pierre Verger fora da fundação. O hotel também se destaca pelas suítes, sendo a presidencial a maior da cidade. Nosso hotel já é um hotel com alta ocupação ao longo do ano.
Em 2024, o Wish Hotel da Bahia teve 70% de ocupação na média anual, um número excelente para o mercado baiano. Além disso, temos campanhas promocionais e de branding ao longo do ano e de datas especiais como feriados, Carnaval, Natal e Réveillon.
Imagens da suite executiva
DIÁRIO: O que você considera essencial para a sustentabilidade econômica do hotel no mercado hoteleiro da cidade especialmente frente à concorrência com outras do Brasil?
O Wish Hotel da Bahia já é um hotel consolidado na cidade, nosso cliente é bem fidelizado e nos procura para curtir Salvador, nossa estratégia de vendas é bem planejada ao longo do ano, também temos um calendário anual de ações que contemplam as principais datas nacionais e regionais, eventos da cidade, etc. Identificamos o público-alvo do nosso hotel e os impactamos através das nossas mídias em diferentes canais.
![](https://cdn.diariodoturismo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/henrique-horizontal.jpg)
A trajetória do gestor
Formado em hotelaria pela FUMEC, com MBAs em Gestão Empresarial e Hotelaria de Luxo, Henrique Pena possui ampla experiência no setor. Sua trajetória inclui passagens por redes renomadas como Posadas, Accor, Meliá, Bourbon e Atlantica. Além disso, já integrou a equipe de marketing do Shopping Villa Lobos e da BR Malls. Com um perfil voltado para resultados financeiros, excelência nos serviços e desenvolvimento de equipe, o profissional apresenta valores se alinham perfeitamente à cultura organizacional do Grupo Wish.
Serviço:
Wish Salvador Bahia
Av. Sete de Setembro, 1537 – Dois de Julho, Salvador – BA, 40060-002
Central de Reservas: 0800 600 8088
COMO CHEGAR
*O jornalista Paulo Atzingen ficou hospedado no Wish Hotel da Bahia