HomeEconomia do turismoXVII Convenção da Schultz Turismo reúne mais de 450...

XVII Convenção da Schultz Turismo reúne mais de 450 agentes de viagens em Curitiba

A XVII Convenção da Schultz Turismo no Museu Oscar Niemeyer destaca a importância do agente de viagens e reforça a valorização do turismo no Paraná

por Paulo Atzingen, de Curitiba*


A XVII Convenção da Schultz Turismo teve início nesta sexta-feira (28), em Curitiba, reunindo mais de 450 agentes de viagens no Museu Oscar Niemeyer (MON). O evento marca um importante momento de conexão e fortalecimento da rede de parceiros da operadora, com foco na troca de experiências e na valorização do agente de viagens em tempos de constante transformação tecnológica.

O presidente da Schultz, Aroldo Schultz, recebeu vários representantes do poder público, entre eles José Luiz Veloso, presidente do Instituto Paranaense de Turismo, e Leonaldo Paranhos, Secretário de Turismo do Paraná, que demonstraram apoio e reconhecimento à relevância do evento para o setor. A abertura contou com uma apresentação vibrante do grupo Zoumbi Walki de Curitiba, trazendo cultura e arte para a recepção dos participantes.

XVII Convenção Schultz
O presidente da Schultz, Aroldo Schultz, recebeu vários representantes do poder público que apresentaram os ótimos números do turismo paranaense (Crédito: DT)

Agente de viagens: essencial mesmo na era digital

Durante a cerimônia, Aroldo Schultz reforçou a importância do agente de viagens no contexto atual, destacando que, mesmo com o avanço tecnológico, a figura do profissional permanece indispensável.

“O agente de viagens precisa entender que ele é realmente importante. A tecnologia veio e ela é uma facilitadora, mas não substitui o agente de viagens. Nós somos responsáveis pela bagagem, pelo aéreo, pelo transfer. Quando dá um problema, é aí que descobrimos que temos um anjo. Agora, é preciso saber escolher o agente de viagens, porque tem agente bom e tem agente ruim”, destacou Aroldo.

Vem quem tem potencial ou meta

O presidente também enfatizou o rigoroso processo de seleção dos participantes, valorizando os profissionais que mais se destacaram em vendas e produtividade.

“Não temos ninguém aqui porque é bonito ou amigo. Aqui tem quem tem potencial ou meta de vendas. Selecionamos de cada estado uma média de 10 a 20 pessoas e convidamos o primeiro da lista. Se ele não pode vir, convidamos o segundo, e assim por diante”, explicou.

Schultz trouxe o grupo Zoumbi Walki de Curitiba para a recepção dos participantes.

Investimento e compromisso dos participantes

Diferentemente do que muitos podem imaginar, os agentes de viagens não participam gratuitamente. Segundo Aroldo Schultz, todos arcam com suas próprias despesas, incluindo os bilhetes aéreos e uma taxa simbólica de participação.

“Nós entendemos que o profissional que quer participar tem que investir. Essa convenção não é um convite gratuito; é um compromisso profissional”, afirmou.

Segundo a organização, a edição deste ano da convenção conta agentes de viagens vindos de mais de 140 cidades, abrangendo todas as regiões do Brasil. Somados a fornecedores, autoridades e parceiros estratégicos, o evento reunirá aproximadamente 450 participantes no Centro de Eventos do Hotel Pestana e em outros pontos da capital paranaense, como o Hard Rock Cafe Curitiba e o tradicional Família Madalosso.

“A preparação para a convenção levou um ano, refletindo o cuidado e a dedicação que temos em oferecer uma experiência marcante e inspiradora para nossos parceiros”, disse Aroldo ao DIÁRIO.

Veja o vídeo:

Promovendo o Paraná como destino turístico

A expectativa de Aroldo Schultz é clara: fortalecer a imagem do Paraná como destino turístico estratégico. Para ele, o estado é um “diamante que precisa ser lapidado”, e o evento é uma oportunidade de promover suas riquezas culturais e naturais, incentivando o aumento do fluxo turístico.

“A expectativa é que todos conheçam um pouquinho mais o Paraná e, a partir disso, tragam mais turistas. O Paraná tem um grande potencial que precisa ser aproveitado”, finalizou o presidente.

A XVII Convenção Schultz segue até o dia 31 de março, promovendo workshops, capacitações e momentos de networking, consolidando ainda mais o papel da operadora como referência no setor de turismo.

*O jornalista viajou convidado pela Schultz Viagens

Mais Lidas