Anunciada a disputa judicial dos hotéis contra Airbnb

Continua depois da publicidade

por Marcelo Vianna*

Após período de polêmicas e debates, o presidente da Associação Brasileiras da Indústria de Hotéis (ABIH), Dilson Jatahi, anunciou que a entidade vai ajuizar ação de inconstitucionalidade contra o Airbnb, por concorrência desleal.

A discussão, que se assemelha à briga entre taxistas e Uber, tem como pano de fundo, por um lado, o direito de escolha do consumidor diante das vantagens do segmento da economia colaborativa (no qual o Airbnb se enquadra) e, de outro, o direito dos hotéis de concorrerem em igualdade de condições no mercado.

Veja também as mais lidas do DT

Ocorre que os estabelecimentos hoteleiros são obrigados a recolher ISS (impostos sobre serviços), taxas municipais de atividade hoteleira e a observar inúmeras normas de segurança, higiene, licenças, adaptações para acessibilidade, etc.

O Airbnb, por sua vez, é um site de pesquisa de acomodações, em que os usuários anunciam espaços (imóvel inteiro, ou parte dele) para locação, sem oferta de serviços típicos de hospedagem, como arrumação, lavanderia, concierge, restaurante, etc. Desta forma, em se tratando de simples locação (regulada, portanto pela Lei de Locações), não há incidência dos encargos legalmente previstos para os meios de hospedagem formalmente estabelecidos, viabilizando assim a oferta de acomodação a menor preço.

É contra essa diferença de tratamento que os hotéis se insurgem, arguindo concorrência desleal.

A questão é sem dúvida polêmica, sendo que ambos os lados têm argumentos fortes e legítimos, tanto que, quando travada disputas em outros países a respeito do mesmo problema, houve decisões em vários sentidos, ora a favor dos hotéis, ora a favor do Airbnb. Vamos torcer para que, no Brasil, a regulamentação do assunto, seja por lei seja por decisão judicial, encontre (o mais rápido possível) um denominador comum hábil a atender ambos os lados.

____________

*Marcelo Vianna é advogado atuante no ramo do turismo e sócio do escritório VIANNA & OLIVEIRA FRANCO ADVOGADOS (www.veof.com.br). Para eventuais considerações a respeito texto acima, está à disposição pelo e-mail: marcelo@veof.com.br

Publicidade
  1. É válido o pedido por se estudar este caso que ainda é novidade no mercado, onde ambos os lados tem seu ponto de vista que mais é financeiro do que por melhorias dos serviços, meu ponto de vista é que os serviços oferecidos pelo site vieram para ficar mas é muito importante esta discussão pensando acida de tudo no CLIENTE que muitas vezes não pensa nas consequências futuras, as casas ofertadas precisam no mímino de um serviço de governança treinado pensando na saúde do hospede que pode ser um adolecente, um idoso, com alguma deficiência ou não e que tem suas necessidades que precisam ser supridas, além disso este local precisa estar protegido contra assaltos, incêndio, de fácil acesso de ambulâncias etc. O que torna necessário além do lucro uma certa capacitação dos proprietários dos imóveis!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade