Cidade alemã de Leipzig abriga um grande
acervo cultural com arte plástica, experiência panorâmica e muito mais
Agências com REDAÇÃO DO DT –
A cidade de Leipzig é uma das cidades mais dinâmicas da Europa, com a população de mais rápido crescimento em toda a Alemanha. Segundo o Mashable, a cidade é destino global n°1 para os chamados yuccies – abreviação, em inglês, para os jovens criativos urbanos.
Nesse cenário, o antigo distrito industrial de Plagwitz tornou-se a sede principal das empresas inovadoras e criativas, repletas de galerias e distintos espaços culturais.
Voltando ao passado
Após o colapso de sua base industrial – produção de maquinário, mineração e indústria têxtil –, a antiga cidade da então Alemanha Oriental e seus residentes tiveram que reinventar o futuro.
Veja também as mais lidas do DT
Dessa forma, inúmeros edifícios até então ocupados por fábricas, após um período de renovação, testemunham, num processo contínuo, a conversão criativa e a abertura de novos points culturais.
Criatividade para inovar
Fundada em 1884, foi a maior fábrica de algodão da Europa Continental e, desde o seu desmantelamento, em 1992, sofreu mudanças constantes. Hoje, o local abriga 11 galerias, uma incubadora para start-ups, salas de exposições e estúdios de mais de uma centena de artistas, que fizeram de lá um verdadeiro celeiro de arte.
Recentemente reaberto para a estreia alemã da instalação “Hundertwasser Experience”, a “Immersive Art Factory”, um grupo internacional de artistas em torno do italiano Gianfranco Iannuzzi que transformou a antiga usina de aquecimento em um mundo colorido, animado, envolvente e imersivo.
Situado em um antigo gasômetro ao sul de Leipzig, tornou-se um dos highlights culturais da cidade. Aqui, Yadegar Asisi (artista local) criou o maior projeto panorâmico de 360° do mundo. Atualmente, o público pode se maravilhar com o projeto “Titanic”, que evoca o naufrágio mais famoso de todos os tempos. A experiência panorâmica se completa com a trilha de acompanhamento e com os efeitos sonoros.
Conheça outras atrações da cidade em www.hidden-leipzig.com